Origem: Livro: Administração e Decisões da Assembleia

Formulando uma decisão de assembleia

Há três coisas que quero destacar aqui que são necessárias para a formulação de uma decisão da assembleia.

A primeira coisa que quero mencionar aqui é que diz que quando houve muita disputa, Pedro levantou-se. A supervisão compete àqueles que o Espírito de Deus levantou. Há irmãos mais velhos, há muito poucos numa assembleia, que ocupam essa posição. Supervisão não é para os novatos, não é para mulheres, mas digamos que você seja um jovem e você tem um cuidado para com a assembleia. Você pode ir a uma reunião de cuidados e aprender? Sim, você pode. Mas eu apenas alertaria você para ter cuidado ao ir à reunião de cuidados, se você for um jovem e você tiver um cuidado com a assembleia. Tenha cuidado com o quanto você acaba se envolvendo. Eu falhei neste ponto. Eu entrei em áreas que não deveria ter me envolvido. Eu entrei em áreas que não foram atribuídas a mim, e causei dificuldades. Por isso tenha cautela. Se você tiver um cuidado, você pode ir. Você pode até ser capaz de apresentar algo que possa ser usado. Mas depois de muita discussão, Pedro se levanta e aqueles de nós que são mais jovens, temos que saber quando parar e deixar aqueles que estão na posição de supervisão assumirem o controle. Deixe-os formular o caminho que acham que a assembleia deve tomar. Então Pedro, que para nós representa uma pessoa experiente, nos fala aqui de sua experiência. E vou agora para o versículo 13. Você pode ler essa parte mais tarde. Pedro dá a sua experiência e precisamos da experiência dos nossos irmãos mais velhos. Eles podem nos contar sobre coisas que aconteceram no passado. E eles podem dizer “foi assim que isso aconteceu. Eu me lembro disso quando era mais jovem” ou “foi isso que aconteceu comigo”. E foi isso que Pedro fez. No versículo 13, Tiago se levanta e o que ele faz? Ele abre a Palavra de Deus. É imperativo que tenhamos a Palavra de Deus. Como podemos formular uma decisão em assembleia sem a Palavra de Deus? Será que podemos nos basear em algo como “acho que essa é a direção que devemos seguir”? Ou “parece estar bem assim?” Sabedoria humana? Nós precisamos, nós precisamos ter a Palavra de Deus! Então Tiago se levanta e apresenta a Palavra de Deus. E então no versículo 28, lemos do Espírito de Deus, pois “pareceu bem ao Espírito Santo”. O Espírito de Deus é necessário em uma decisão da assembleia.

Voltando ao nosso assunto, como esta decisão é formulada? Isso acontece quando em uma reunião, que chamo de “reunião de cuidados” (alguns podem discordar desse termo, mas certamente não é uma “reunião de irmãos” porque nem todos os irmãos da assembleia necessariamente tem um cuidado para com ela e, portanto, você não está necessariamente se reunindo como uma “reunião de irmãos”, mas está se reunindo como aqueles que têm um cuidado com a assembleia). Eles se reúnem e formulam um caminho que a assembleia deveria tomar. Pedro expõe seus pensamentos baseado em sua experiência. Tiago se levanta e expressa seus pensamentos baseado na Palavra de Deus. E o que o versículo 22 nos diz? “Então, pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger varões dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, varões distintos entre os irmãos”, e eles escrevem uma carta. A supervisão determina o caminho que eles sentem que a assembleia deva seguir. Embora os irmãos supervisores tenham autoridade, eles não têm autoridade para tomarem decisões de assembleia. Eles têm autoridade para vir até você e conversar com você. Eles têm autoridade para falar algo para você, mas não têm autoridade para tomar decisões pela assembleia. As decisões da assembleia são tomadas, ou sancionadas pela assembleia, com o Senhor no meio e temos isso em 1 Coríntios 5, quando os irmãos se reuniram – foi uma reunião de assembleia, uma reunião especial de assembleia.

Mas as decisões da assembleia não são baseadas na democracia. Às vezes porque nós vivemos num governo baseado na democracia, temos a ideia de que todos têm uma palavra a dizer ou que se isto fosse uma assembleia e fôssemos formular uma decisão, temos que conseguir a presença de pelo menos metade da assembleia antes de podermos tomar uma decisão de assembleia. Mas não é isso que é apresentado aqui. O que é apresentado aqui é que alguns dentre os irmãos que carregam o peso moral da assembleia; aqueles que trilharam o caminho, que andaram com Deus. E a assembleia, ao ver esses que foram levantados pelo Espírito de Deus para ocupar essa posição, ela concorda com essa decisão. Com a autoridade do Senhor em seu meio, uma decisão de assembleia é sancionada.

Compartilhar
Rolar para cima