Origem: Livro: Os Patriarcas

Glória entra

Mas tudo isso rapidamente dá seus frutos. Tendo Agar partido e a casa estabelecida em Isaque de acordo com esta exigência de fé, a glória está, portanto, rapidamente pronta para entrar. Pois esta é a ordem divina. Tendo “entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”. Tal é a ordem do Espírito na alma de tal santo; e tal é a ordem agora na casa mística de nosso Abraão.

Abraão é procurado pelos gentios. Isto está cheio de significado. Nos dias de estresse e fome, Abraão procura os gentios, seja no Egito ou na Filístia; mas agora, o gentio procura Abraão. Esta é uma grande mudança. A casa de Abraão, como vimos, está agora estabelecida em graça. Ismael é despedido e Isaque é glorificado. No sentido místico, Israel se voltou para o Senhor, o véu foi removido, Jerusalém disse a Cristo: “Bendito Aquele que vem em nome do Senhor”, sua guerra é, portanto, realizada, e ela está recebendo o dobro. O gentio busca Israel. Abimeleque e Ficol, o rei e seu capitão-chefe, vão até Abraão.

Esta é uma grande mudança dispensacional. Israel é a cabeça agora, e não a cauda. A orla da veste do Judeu agora é segurada pelas nações; pois o Judeu, pela fé, se apegou ao Senhor, e as nações dizem: “Deus está convosco” (Gn 21:22; Zc 8:23).

Isto está cheio de significado; e Abraão em tudo isso (guiado pelo Espírito) está cheio de pensamentos de glória ou do reino. E com razão. Porque, quando o Judeu é procurado pelos gentios, em vez de ser pisoteado ou degradado pelos gentios, o reino está próximo. Consequentemente, quando o rei de Gerar o procura e lhe suplica, nosso patriarca ergue um novo altar; não o altar de um estranho celestial, como em Gênesis 12, mas um altar ao “Deus eterno”; não um altar num mundo deserto, mas um altar ao lado de um bosque e de um poço; aquele sendo um testemunho de que os lugares secos se alegraram e que o ermo estava exultando; o outro, de que os povos da Terra estavam confederados com a semente de Abraão. (O Senhor Jesus, em Seus dias, reconheceu esta mesma promessa ou sinal do reino. Pois quando os gregos vieram para a festa e pediram para vê-Lo, como o gentio aqui procura Abraão, Seus pensamentos estão imediatamente em Sua glória. Ele sabe de fato que a glória só será alcançada por Sua morte, e assim Ele testifica; mas ainda assim, Seus pensamentos vão imediatamente para a glória. Leia sobre isso em João 12:23.)

Compartilhar
Rolar para cima