Origem: Livro: Os Patriarcas
Graça e governo
Estas operações do Espírito por meio da promessa na alma dos pecadores são verdadeiramente belas. O avental de folhas de figueira cai, ou melhor, é jogado fora, quando tais operações acontecem. Considera-se desnecessário agora, como antes era considerado insuficiente. E assim todas as invenções dos homens. Elas são os artifícios do próprio malfeitor, os esforços da criatura, os artifícios do pecador e, portanto, nunca poderão ser suficientes. Mas são tão desnecessários quanto insuficientes. A túnica de pele, obra do próprio Deus, os tornou assim.
Há, porém, algo que este glorioso alívio proporcionado ao pecador não realiza. Os espinhos e os cardos do solo amaldiçoado permanecem; e com eles o suor do rosto e a tristeza do coração, e então o retorno do pó ao pó. Quanto a esta hora, brilhamos na “justiça de Deus”, adornados sob Seus próprios olhos e por Suas próprias mãos vestidos para Sua presença; mas o tempo todo pressões, obstáculos e mágoas aguardam o cultivo da terra; e as dores nos trazem ao mundo, até voltarmos ao pó de onde viemos. Nem esta gloriosa provisão de graça deslocam os querubins. Mas, na verdade, eles o acompanham. Eles estão posicionados no portão oriental do jardim, com sua espada flamejante, para guardar todos os caminhos da árvore da vida; e nenhuma promessa que Adão tenha ouvido, nenhuma cobertura que Adão tenha recebido, muda isso. A capacidade do homem de recuperar aquela árvore desapareceu, e desapareceu para sempre. Ele nunca será nada além de um pecador salvo, ao percorrer todos os caminhos de glória que puder, do “paraíso” ao “reino”, do reino aos “novos céus e à nova Terra”. Comer daquela árvore é somente por dádiva de Jesus, a Semente da mulher da primeira promessa (Ap 2:7).
Esses estão entre os mistérios que nos são ensinados neste capítulo maravilhoso, cheio de mistérios e dos mais profundos segredos de Deus. Mas temos que nos abaixar para receber instruções para aprender o homem e seus caminhos, bem como nos elevar, à medida que aprendemos a Deus e Seus conselhos.
