Origem: Livro: A Epístola aos HEBREUS

Guardar-Se das Doutrinas Estranhas que Misturam o Judaísmo com o Cristianismo (vs. 9-10)

A próxima exortação adverte contra o perigo de sermos levados “por doutrinas várias e estranhas” que misturariam o judaísmo com o Cristianismo. Todo esse ensino judaizante se opõe aos princípios da graça Cristã e não tem lugar na administração atual. Tais ensinamentos geralmente se concentram em tentar produzir um padrão mais elevado de santidade nos crentes por meio do legalismo, o que não funciona. Por isso, o escritor diz: “porque bom é que o coração se fortifique com graça e não com manjares (alimentos sólidos), que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram”. Ele usa “alimentos sólidos” aqui como uma figura para as ordenanças externas da religião terrena (Hb 9:10). Seu ponto de vista é direto e claro: os Cristãos que adotaram princípios judaicos não se beneficiaram deles espiritualmente.

Ele prossegue dizendo: “Temos um altar de que não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo”. Esse “altar” não é o altar de bronze, nem é o altar de ouro na velha administração, mas o que é simbólico do “novo e vivo caminho” de aproximação a Deus no verdadeiro Cristianismo (Hb 10:19-22). “Comer” neste altar simboliza a participação na adoração espiritual oferecida no Cristianismo (1 Co 10:18). Este versículo 10 nos ensina que aqueles que querem se apegar ao judaísmo não devem ser permitidos de participar do verdadeiro modo Cristão de se aproximar de Deus. Fazer isso seria misturar as duas ordens, algo que Deus não quer.

Como mencionado na Introdução deste livro, a Cristandade está permeada de princípios e práticas judaicas. É verdadeiramente uma mistura de judaísmo e Cristianismo. Visto que é assim, àqueles que desejam frequentar e participar dos chamados “cultos de adoração” nas igrejas da Cristandade, e ao mesmo tempo, estar em comunhão na mesa do Senhor, onde os Cristãos buscam adorar de acordo com o novo e vivo caminho, deve ser dito que não “têm o direito” de comer lá. Por conseguinte, não devem ser permitidos de assim o fazer. A razão é simples: Deus não quer uma mistura das duas coisas.

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