Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
A História da Escada de Jacó
Gênesis 28
“Vá”, disse a mãe de Jacó. “Vá”, disse o pai de Jacó. Ambos o amavam muito, mas o irmão gêmeo de Jacó não o amava nem um pouco. Na verdade, ele estava irado o suficiente para matá-lo, então pareceu melhor que Jacó fosse embora por um tempo para salvar sua vida.
Seu irmão Esaú tinha razão para estar zangado. Esaú era o primogênito, então tinha direito à bênção – uma parte dobrada dos bens de seu pai, mas Jacó havia roubado a bênção de Esaú por egoísmo e mentiras. Agora, o direito à bênção se foi, se foi para sempre, e Esaú não poderia recuperá-lo. A bênção agora pertencia a Jacó.
Você também tem direito à bênção de Deus, simplesmente porque nasceu neste mundo. Satanás não pode roubá-la de você, a menos que você a dê a ele ou a jogue fora. “Deus amou o mundo de tal maneira” – isso inclui você, não é mesmo? Deus te amou tanto que deu Seu Filho Unigênito por você, e Ele está lhe contando isso agora mesmo. Não jogue a mensagem d’Ele fora!
Jacó queria a bênção de Esaú da porção dobrada e escolheu caminhos tortuosos para obtê-la. Mas isso não era necessário. Deus sabe o que fazer. Deus está pronto para lhe dar uma bênção melhor do que você jamais imaginou pedir. Não a jogue fora. Jesus morreu por pecadores como você, e Ele quer lhe dar não apenas o perdão dos seus pecados, mas um lar com Ele no céu para sempre – um lar onde somente os filhos de Deus são bem-vindos. Você sabe que é um pecador, então qual é a sua resposta ao Salvador dos pecadores?
Jacó foi encontrar seu tio Labão, mas foi uma jornada a pé muito longa e cansativa. A noite chegou, e ele encontrou um lugar para se deitar no chão e usou uma pedra sob a cabeça como travesseiro. Durante o sono, teve um sonho maravilhoso.
Em seu sonho, Jacó viu uma escada tão alta que chegava até o céu. Nessa escada havia anjos, subindo da Terra para o céu e descendo novamente. Você notou que eles começavam de baixo e subiam? Isso é uma surpresa? Pensamos nos anjos como seres celestiais, mas eles já deviam estar na Terra. Talvez tivessem sido designados por Deus para guardar Jacó em sua jornada, e em seu sonho Jacó pôde ter um vislumbre deles, embora eles estivessem lá o tempo todo.
Ele acordou e lembrou-se do sonho, mas não com alegria. Com medo, disse: “Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus” (Gênesis 28:17).
Por que isso o assustaria? Você não gostaria de ir para o céu? A verdade é esta: se seus pecados não forem perdoados, você não seria feliz no céu, e a presença real de Deus seria aterrorizante para você.
Naquela manhã, Jacó tentou fazer um acordo com Deus. Ele prometeu a Deus que, se Ele cuidasse dele e o trouxesse de volta para casa, ele Lhe daria dez por cento do seu salário!
Mas esse dinheiro não tiraria os seus pecados nem traria a bênção de Deus. E não há nada que você possa fazer – nada para tirar os seus pecados – a não ser deixar que Jesus o salve. Ele deu o sangue da Sua vida por você, e não há mais nada a fazer a não ser aceitar a Sua dádiva. Um milhão de dólares não pode comprá-la. Jesus pagou o preço, e você pode ser justificado gratuitamente pela Sua graça: “Sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:24). Olhe para Jesus agora mesmo, aceite o Seu perdão gratuito e agradeça a Ele por isso. Você pode não ter outra chance. Não jogue fora a sua bênção!
Penso que Jacó confiou mais em si mesmo do que em Deus naquele dia. No entanto, ele se lembrou do sonho e ergueu sua pedra-travesseiro como um memorial antes de seguir seu caminho.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”
João 3:16
