Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
A História da Família de Noemi
Rute 1 a 4
Noemi, e seu marido Elimeleque, e seus dois filhos viviam na terra de Israel. Era um tempo de fome naquela terra.
Elimeleque olhou para os campos secos e se preocupou, pois não tinham alimento suficiente. Ele decidiu levar sua família para a terra de Moabe, mas não consultou Deus sobre esse plano. Além disso, ele se esqueceu de algo importante: na terra de Moabe, para onde escolheu ir, os habitantes adoravam ídolos e ignoravam completamente os mandamentos do Deus verdadeiro.
A mudança pareceu boa no começo, mas então Elimeleque morreu, e Noemi e seus dois filhos ficaram sozinhos. Os dois meninos cresceram e se casaram com duas belas moças de Moabe chamadas Orfa e Rute.
Mas novos problemas surgiram. Os dois filhos de Noemi morreram, e o que restou da família foram três viúvas solitárias. Sobre o que elas conversavam agora? Eu sei de uma coisa. Noemi contou a elas sobre o Deus que ela conhecera em Israel, a terra escolhida por Deus para Seu povo. Quando ela soube que Deus havia enchido os campos de Israel com grãos para alimentação, ela decidiu retornar. Dez anos não a fizeram esquecer Deus.
Talvez você tenha ouvido sobre Deus anos atrás, mas, desde então, tenha feito todos os seus planos sem Ele. E então Deus enviou dor, doença e, talvez, morte na sua vida ou na vida de seu melhor amigo. Ele deseja trazê-lo de volta para ouvir a Palavra d’Ele novamente. Você virá? Você ouvirá?
As três viúvas iniciaram a jornada juntas, não tendo outra opção a não ser caminhar. Mas parece que Noemi hesitava em levar consigo as duas jovens viúvas quando voltou à sua terra. Ela achou que elas se sentiriam solitárias e infelizes, por isso incentivou a cada uma que voltasse para sua mãe. Houve muitas lágrimas e abraços antes da separação, e então Orfa voltou para casa, para junto de sua mãe.
O que aconteceu com Orfa depois? Deus não diz mais nada sobre ela. Provavelmente, ela se casou novamente, continuou adorando ídolos e morreu sem um Salvador. Não há ninguém além de Deus, o verdadeiro Deus do céu e da Terra, que possa perdoar pecados. “Quem pode perdoar pecados, senão Deus?” (Marcos 2:7). Você seguirá para o silêncio, como Orfa fez, para longe do Deus que ama você?
Mas Rute abraçou Noemi e não a deixou ir sozinha para Israel. Rute queria ficar com Noemi para sempre e queria o Deus de quem Noemi havia lhe falado. Nada a faria permanecer em Moabe.
Foi uma excelente escolha para Rute, e pode ser para você também! Existe apenas um Deus que o ama e que é capaz de planejar o seu futuro muito melhor do que você. Agarre-se a Ele e não permita que nada afaste você!
Noemi e Rute finalmente chegaram à terra de Judá, em Israel, e perceberam que a colheita nos campos estava apenas começando. O povo reconheceu Noemi e a recebeu de volta à sua terra, junto com todos os costumes que Deus havia amorosamente planejado para eles.
Um dos costumes era que os pobres podiam ir aos campos dos ricos, após os segadores recolherem suas colheitas, para apanhar os grãos que tivessem ficado para trás. Deus tinha um plano especial para Rute, e assim aconteceu de ela colher grãos no campo de um homem rico chamado Boaz, que era um dos parentes de Noemi.
Boaz notou Rute imediatamente e fez perguntas a respeito dela. Disseram a ele que ela era a jovem viúva que havia retornado de Moabe com Noemi. Ele podia até sentir aversão por alguém de Moabe, mas Deus é Quem controla o coração das pessoas. Ele controlava naquela época e controla agora também. Você não precisa ser alguém importante para ser notado, se deixar Deus planejar para você. Boaz veio imediatamente e deu as boas-vindas a Rute. Ele disse a ela para beber da água fresca que seus trabalhadores traziam do poço e também orientou os segadores a deixarem grãos extras para ela enquanto trabalhavam.
As coisas só melhoraram para Rute. Boaz disse a ela para sentar-se com seus segadores para comer e serviu a ela comida mais do que suficiente. E, por fim, ele realmente quis se casar com ela.
Mas havia uma razão pela qual ele não poderia, e estava escrito na lei de Deus. Havia um parente mais próximo que tinha o direito de se casar com Rute. O que Boaz poderia fazer?
E você sabia que Jesus te ama e quer que você compartilhe o céu com Ele, mas há uma razão pela qual você não pode? Você é um pecador. Você desobedeceu a Deus. O que Deus pode fazer?
Talvez você saiba a resposta. “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito” (João 3:16). Ele enviou Seu Filho Jesus para a cruz do Calvário no seu lugar. Foi ali que Jesus suportou o castigo pelos pecados de todo pecador que O aceitar como Salvador. Somente isso abre o caminho para que Ele leve você ao lar d’Ele para sempre.
Havia, então, apenas uma coisa que Boaz podia fazer: conversar com o outro parente. Ele perguntou a esse homem se ele desejava se casar com Rute, mas o homem respondeu que não poderia, pois isso comprometeria sua própria herança.
Agora Boaz estava livre para se casar com Rute, e ele era um homem poderoso e rico. As bênçãos realmente se multiplicaram para Rute, mas vou deixar que você mesmo as descubra lendo o Livro de Rute, na Bíblia.
Você percebe o que acontece quando você deixa Deus fazer as escolhas para você? Nem todas as bênçãos são concedidas imediatamente. As melhores estão reservadas para a eternidade, e a eternidade é para sempre. Se você já é salvo, confie n’Ele e deixe Ele fazer os planos para você!
“O caminho de Deus é perfeito, e a Palavra do SENHOR refinada [provada]; Ele é o escudo de todos os que n’Ele confiam”
2 Samuel 22:31 – ARC
