Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
A História de Adão e Eva – Parte 1
Gênesis 2 e 3
Esta famosa história é frequentemente mencionada nas conversas do mundo, mas de alguma forma raramente acertam ao contá-la. Talvez você a esteja ouvindo pela primeira vez, talvez pela milésima vez, mas o mais importante é conhecer a história certa. Ninguém gosta de ter suas palavras sendo repetidas de forma errada, porque as pessoas entenderão errado.
Para começar, Deus plantou um lindo jardim no Éden quando criou o mundo, e Ele colocou belas árvores (e eram muitas!) com bons frutos para comer. No centro, Ele colocou a maravilhosa árvore da vida. Ele também colocou no jardim a árvore do conhecimento do bem e do mal. Esta era a única árvore cujo fruto Deus havia dito para não comer.
Que maravilhoso jardim para Adão e Eva aproveitarem e cuidarem. Para eles, era tudo só prazer, nenhum trabalho, e não lhes custava nada.
MAS… sempre existe um MAS enquanto Satanás estiver ativo na Terra, e é assim hoje também. MAS Satanás odeia Deus e tudo o que Deus ama, e isso inclui você e eu.
Satanás era, sem dúvida, muito bonito e não uma criatura rastejante e sem pernas como as serpentes são hoje. Ele veio até Eva para perguntar se Deus havia dito que eles não poderiam comer de todas as árvores do jardim. Esse mandamento havia sido dado a Adão, mas ele certamente havia contado para Eva. Será que ele não contou direito? Ou ela não ouviu direito? Ou será que ela esqueceu algumas palavras? A resposta que ela deu não estava correta.
Vamos ler na Bíblia para verificar o que Deus disse a Adão. É sempre muito, muito importante descobrir exatamente o que Deus diz. Podemos ser gratos por termos a Palavra de Deus por escrito. Gênesis 2:17 diz: “Da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (ARA).
Eva respondeu a Satanás que eles poderiam comer qualquer fruto, exceto da árvore que estava no meio do jardim.
Oh, Eva! Você não ouviu? A árvore proibida do conhecimento do bem e do mal não está no meio do jardim. A árvore no meio é a árvore da vida!
Será que ela queria tanto aquele fruto proibido que ele acabou se tornando para ela o centro do jardim? E para você eu pergunto: Existe algo que Deus não aceita, mas que secretamente você deseja tanto que se tornou o centro da sua vida? E que, por causa disso, você está perdendo o maravilhoso presente de Deus da vida eterna por Jesus Cristo, nosso Senhor? O erro de Eva é um erro muito antigo, que se repete em muitas vidas hoje.
E em seguida ela acrescentou: “disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais”. Será que ela quis dizer que era uma possibilidade ela morrer? Deus havia dito: “certamente morrerás”. Não havia sombra de dúvida.
Além disso, Deus não disse nada sobre tocar o fruto. Eu me pergunto se ela estava pensando que Deus foi muito duro com ela. É muito melhor lembrar exatamente o que Deus disse e não acrescentar nada.
Eva ficou ali olhando para aquele maravilhoso fruto – bom para se comer, agradável aos olhos e uma tentação para torná-la sábia. Ela pegou o fruto, e comeu, e deu também ao seu marido, e ele comeu. E Adão e Eva, que comeram daquele fruto proibido, estão mortos.
O que eles fizeram não é difícil de entender. Simplesmente eles responderam “Sim” quando Deus havia dito “Não”. Isso aconteceu há seis mil anos, mas a mesma história se repete todos os dias e em todo lugar. Deus diz: “Não faça isso”, e o homem diz: “Mas eu vou fazer mesmo assim”. E morte é o resultado. Nós pecamos, e parece não haver esperança.
Não há esperança? Deus não está derrotado. Ele não mudou Sua santidade ou Seu amor. Ele sabia de tudo sobre o nosso pecado, e Ele tinha um plano:
“Nisto se manifestou [ficou claro] o amor de Deus para conosco: que Deus enviou Seu Filho unigênito ao mundo, para que por Ele vivamos”
1 João 4:9 – ARC
Contaremos mais na próxima história.
