Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

A História de Dez Homens

Lucas 17:11-19

Eram dez homens infelizes. Infelizes não só porque estavam doentes, mas porque a doença deles não tinha cura. A lei dizia que qualquer pessoa com a terrível doença da lepra não deveria se aproximar de ninguém, nem mesmo da própria família, porque outros poderiam contrair a doença. Cada um daqueles dez homens tinha a miserável e solitária doença da lepra.

Na época em que aqueles dez homens viveram, não havia cura. Há médicos hoje que têm sucesso maravilhoso na cura da lepra, mas nunca conseguem restaurar o que a doença fez ao corpo de uma pessoa. Só Deus pode fazer isso.

Jesus estava a caminho de Jerusalém quando os dez homens O viram. Ninguém mais sabia o que lhe aconteceria naquela cidade, mas Jesus sabia. Era nos arredores daquela cidade que havia um lugar chamado Calvário, onde Ele morreria na cruz pelos pecadores.

Quando Jesus chegou à aldeia, os dez homens estavam perto o suficiente para ver Quem se aproximava. Gritaram com todas as suas forças: “Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós”.

Jesus viu a miséria deles e sabia que o problema deles era mais profundo do que a lepra. “Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes”, disse-lhes.

Ora, se você leu a lei de Deus, saberá que o dever dos sacerdotes era dizer se era realmente lepra ou não, mas os sacerdotes não podiam curar a doença. Se o doente realmente tivesse lepra ativa, ele era excluído. E isso é exatamente o melhor que qualquer pessoa na Terra pode fazer por um pecador culpado. Você é um pecador? Então ninguém pode fazer nada pelos seus pecados. Ninguém, a não ser Um! Só Deus! E Jesus é Deus.

Quando aqueles dez homens foram procurar o sacerdote, todos ficaram completamente curados, sem nenhum vestígio de lepra. Que alegria tomou conta deles! Sabiam que o sacerdote não havia realizado o milagre da cura – isso era impossível, pois ainda nem o tinham visto.

Agora, o que eles fizeram com seu corpo curado e saudável? Bem, o que você está fazendo com o seu? Ou o que faria se tivesse um corpo assim? Talvez você consiga pensar em muitas maneiras de se divertir, muitos amigos para sair e ambições para concretizar. Não sabemos o que nove deles fizeram, mas havia um – apenas um – cujo coração estava cheio de louvor a Deus. Apenas um.

Aquele homem voltou-se e em alta voz glorificou a Deus. Ele não se envergonhou de ser o único, pois sua voz era alta. E ele não apenas glorificou a Deus, como também se prostrou aos pés de Jesus, agradecendo-Lhe.

Jesus ficou feliz, mas também Se entristeceu. “Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?” Perguntou Jesus. Infelizmente, nenhum dos outros nove voltou para dar glória a Deus e agradecer a Jesus.

Deus quer lhe dar muito mais do que um corpo saudável. Ele quer lhe dar o perdão dos seus pecados, e Ele fará isso se você O invocar.

Você está se perguntando: Se Jesus está no céu, como posso clamar a Ele? Você conhece o versículo bíblico que diz: “Cristo morreu por nossos pecados e que ressuscitou” (1 Coríntios 15:3-4)? Ele está vivo no céu, e Sua audição é tão perfeita que Ele pode até ouvir seus pensamentos! A distância não significa nada para Ele. Clame a Ele onde quer que esteja, e Ele ouvirá e perdoará cada um dos seus pecados. Quando Ele o perdoar, ajoelhe-se e agradeça a Ele, e então conte aos outros sobre Ele.

Então Jesus disse ao homem purificado aos Seus pés: “Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou”. Não podemos dizer para onde ele foi ou para onde você irá depois de ser perdoado, mas a notícia maravilhosa é que Jesus nunca o deixará nem o abandonará. Nunca! Nem mesmo se você morrer.

“Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”
1 Coríntios 15:3-4

Compartilhar
Rolar para cima