Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

A História de Dois Reis (Parte 1)

2 Crônicas 18

O rei Josafá foi visitar o rei Acabe, mas talvez teria sido melhor se ele tivesse ficado em casa. Josafá era um homem amigável e achou que uma visita a Acabe seria uma boa ideia. Então, foi com grande alarde real, e Acabe lhe ofereceu um grande banquete. Um rei deveria ter um bom jantar, mas imagine o banquete requintado para dois reis! E todos os seus servos também compartilharam o banquete.

Acabe pensou que ali estava uma oportunidade de obter ajuda na luta contra Ramote-Gileade. Então, perguntou a Josafá: “Você irá comigo à batalha?”

“Sim”, disse Josafá. “Como tu és, serei eu; e o meu povo, como o teu povo; iremos contigo à guerra”.

Espere um minuto, Josafá. Você é um verdadeiro crente, e Acabe não é! Por que você foi e por que festejou com ele? Agora você vai compartilhar as batalhas dele. Se você for um verdadeiro crente, Deus lhe dará forças para dizer “Não”.

Tenham cuidado, meninos e meninas Cristãos. Perguntem a Deus se devem compartilhar algo com os incrédulos. Satanás tem armadilhas nesse caminho. E vocês farão outros crentes tropeçar também.

O crente Josafá tinha algumas dúvidas em sua mente, então sugeriu consultar a palavra do Senhor sobre o risco de lutar contra Ramote-Gileade. “Está bem”, disse Acabe. E convocou quatrocentos profetas, que trouxeram boas notícias de sucesso. “Sim”, disseram eles. “Sobe; porque Deus a entregará na mão do rei”.

Mas Josafá não ficou satisfeito com a resposta. Talvez tenha notado que aqueles profetas falavam de “Deus”, e ele falava do “Senhor”.

Você também já percebeu isso? Os incrédulos podem falar de Deus, mas raramente dizem uma palavra sobre o Senhor Jesus Cristo. Os verdadeiros crentes reconhecem que Ele é o seu Senhor e Salvador.

“Existe outro profeta do Senhor além dele?” perguntou Josafá.

“Sim”, disse Acabe, “porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, senão sempre o mal”.

O que mais nós, verdadeiros crentes, podemos dizer a você se você não tem um Salvador? Não queremos confortá-lo com mentiras. Deus diz que você é um pecador perdido, e é verdade. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). E se você morrer como um pecador perdido, sua eternidade será tragicamente toda má! Mas podemos lhe dizer com alegria que nosso Senhor Jesus Cristo é o Salvador dos pecadores, e o próprio Deus não tem outro caminho: “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Romanos 10:9).

Então Acabe concordou em chamar Micaías, o único profeta do Senhor, para que ouvissem sua profecia. A princípio, ele concordou com todos os outros, mas Acabe sabia que aquela não era a verdadeira mensagem. Então Micaías disse a verdade: “Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor”. E Acabe entendeu imediatamente o significado da mensagem.

Acabe disse a Josafá: “Não te disse eu, que ele não profetizaria de mim o que é bom, porém sempre o mal?” Então Acabe tomou sua própria decisão: ele acreditou nos quatrocentos profetas em vez de acreditar em Micaías, o profeta do Senhor.

O que você fará? Você acreditará no que a maioria diz ou acreditará na Palavra de Deus? “Para sempre, ó SENHOR, a Tua palavra permanece no céu” (Salmo 119:89).

Talvez você queira saber mais sobre a batalha daquele dia. Se você acha que sabe o que aconteceu, não tenha tanta certeza. A próxima história lhe contará o que aconteceu.

“Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”
Romanos 10:9

Compartilhar
Rolar para cima