Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

A História de Dois Reis (Parte 2)

2 Crônicas 18

Havia um pequeno detalhe que Acabe precisava cuidar antes de entrar em batalha. Na história passada, lemos que Micaías foi o profeta do Senhor que previu que Acabe perderia a batalha. Acabe o odiou e disse: “Colocai este homem na casa do cárcere; e sustentai-o com pão de angústia, e com água de angústia, até que eu volte em paz” (2 Crônicas 18:26).

Mas, de alguma forma, Acabe ainda tinha a sensação de que o Senhor estava contra ele, então pensou que seria mais seguro se disfarçar e não usar seu manto real na batalha. Assim, talvez o inimigo não pudesse identificá-lo. Mas então ele disse a Josafá para usar seu manto real!

Você acha que Deus não saberá quem você é quando estiver diante d’Ele? Alguém pode se esconder em lugares secretos onde Deus não o encontrará? Não. Ele conhece até os segredos do seu coração! O Salmo 44:21 diz: “Porventura não esquadrinhará Deus isso? Pois Ele sabe os segredos do coração”. Agora é a hora de ir a Ele com seus pecados para que Ele o purifique por meio do precioso sangue de Cristo. Então, ao invés de encará-Lo em julgamento, você poderá esperar por aquele dia feliz em que Ele o receberá em Sua morada no céu.

É claro que os soldados inimigos viram Josafá imediatamente em seu traje real. Eles receberam ordens de seu líder: “Não se preocupem com os outros! Lutem contra o rei!” E o ataque a Josafá veio de todos os lados ao mesmo tempo. O que o rei crente poderia fazer?

Deixe-me dizer-lhe, caro amigo crente, que há uma coisa que você pode fazer. Deus não prometeu que você nunca morrerá, mas prometeu que você é d’Ele para sempre! Ele diz: “invoca-Me no dia da angústia” (Salmo 50:15), e você descobrirá que Ele cumpre Sua promessa por toda a eternidade! Mesmo na morte, Ele responde: “Este é meu”.

O rei crente Josafá clamou ao Senhor, e Deus desviou os soldados dele. Foi Deus Quem fez isso, porque Josafá conhecia o Senhor, e o inimigo, não. Deus tem poder sobre as pessoas, mesmo que elas não O conheçam.

É claro que os soldados naquela época não tinham armas de fogo, mas tinham lanças e flechas, e eram arqueiros treinados. Um soldado inimigo concentrou toda a sua força lançando sua flecha poderosamente contra alguém… sem um alvo específico. Foi apenas um palpite.

Todos os soldados usavam armaduras, e as armaduras tinham articulações para que os soldados pudessem se mover. A poderosa flecha daquele soldado inimigo atravessou uma articulação da armadura de Acabe, e Acabe percebeu que estava mortalmente ferido. Seu único abrigo foi ser carregado para fora da batalha, onde assistiu de longe até o pôr do sol, e então morreu.

Um funeral real provavelmente aconteceria, mas era tarde demais para mudar o destino do rei Acabe. A morte fecha a porta da oportunidade para todos, e para sempre, como aconteceu com o rei Acabe. Venha agora ao Salvador que o ama e morreu por você, antes que a sua porta da oportunidade se feche para sempre.

“E invoca-Me no dia da angústia”
Salmo 50:15

Compartilhar
Rolar para cima