Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
A História de Sísera
Juízes 4
Nosso Jesus é o dono de tudo – o mundo, o Sol, a Lua, as estrelas – tudo. Ele criou a todos, e todos obedecem aos Seus mandamentos. Agora pense nisto: “nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós Se fez pobre; para que pela Sua pobreza enriquecêsseis” (2 Coríntios 8:9). Ele abriu mão de tudo quando veio à Terra, sabendo que morreria na cruz para que os pecadores pudessem ser salvos de seus pecados e passar a eternidade com Ele no céu.
Sísera não era assim. Ele era um capitão poderoso e tinha novecentos carros de ferro prontos para transportar seus soldados com estrondo para a batalha. Com todo aquele poder, é claro que ele era um vencedor… ou não?
O exército de Sísera foi muito cruel com o povo de Deus, os filhos de Israel. Por vinte longos anos, Sísera e seu exército os perseguiram, tornando a vida deles muito difícil.
Podemos nos perguntar se Deus viu o que estava acontecendo e se Ele Se importou. Ah, sim, Deus viu cada detalhe e Se importou muito. Ele Se importa com cada pessoa que está passando por um momento difícil, e Se importa com você também.
Os filhos de Israel clamaram a Deus por causa de Sísera e pelo que ele estava fazendo com eles, e Deus ouviu o seu clamor. E às vezes é por isso que Ele permite problemas em nossa vida, para que nos voltemos para Ele. Muitas vezes, quando a vida corre bem, esquecemos completamente de Deus. Mas quando um problema nos sobrevém e não conseguimos encontrar uma solução, Deus sempre tem a resposta. Você se volta para Ele em busca dessas respostas?
Deus também tinha a resposta para os filhos de Israel. Ele enviou uma mensagem a uma senhora chamada Débora, uma profetisa do povo de Deus. Não temos profetas e profetisas hoje como naquela época, porque Deus nos deu a Sua Palavra, a Bíblia. Ele quer que a leiamos para encontrar a Sua sabedoria e as respostas para os nossos problemas. Ele diz no Salmo 119:105 que “Lâmpada para os meus pés é Tua Palavra, e luz para o meu caminho”.
Deus deu a Débora uma mensagem para Baraque. Ela lhe disse que Deus havia ordenado que reunisse dez mil homens e fosse ao Monte Tabor. Deus traria Sísera e seu exército para aquele mesmo monte e os entregaria nas mãos de Baraque. Baraque creu na mensagem de Deus, mas estava com medo. Disse a Débora: “Se fores comigo, irei”.
Talvez você entenda como ele se sentiu. Você gostaria de ser salvo dos seus pecados, mas não quer dar esse passo sozinho. Não se preocupe; você não precisará. Jesus estará com você durante todo o caminho.
Débora acompanhou Baraque ao encontro do exército de Sísera no Monte Tabor. Sísera não tinha conhecimento de que Deus estava por trás de tudo aquilo e, talvez, tenha sorrido ao despedir-se de sua mãe antes de partir, acreditando que conquistaria uma vitória fácil com seus novecentos carros e inúmeros soldados.
Débora disse a Baraque: “Levanta-te, porque este é o dia em que o SENHOR tem dado a Sísera na tua mão; porventura o SENHOR não saiu adiante de ti?”
A batalha foi curta e a vitória repentina! Sísera ficou com tanto medo que saltou do carro e fugiu a pé. Chegou ofegante e sedento à tenda de uma mulher chamada Jael. Ela o deixou entrar, deu-lhe leite para beber e providenciou-lhe um lugar para dormir, com um cobertor para cobri-lo.
Mas Sísera ainda estava com medo. Ele disse a Jael: “se alguém vier e te perguntar: Há aqui alguém? Responderás então: Não”. Então, ele caiu em sono profundo. Jael sabia que Sísera era inimigo do Senhor e, com muita delicadeza, pegou uma estaca e um martelo e cravou o prego na têmpora dele, cravando-o no chão.
Não demorou muito para que Baraque viesse correndo para agarrar Sísera. Jael saiu ao encontro de Baraque e disse: “Vem, e mostrar-te-ei o homem que buscas”. E ela lhe mostrou que Sísera estava morto em sua tenda.
A mãe de Sísera pode ter esperado pelo filho vitorioso, mas ele nunca voltou para casa. Que fim miserável para todo o seu orgulho egoísta! E suas últimas palavras foram dizer a alguém para mentir para protegê-lo. Ele havia causado vinte longos anos de perseguição, mas o fim veio exatamente como e quando Deus planejou.
Você virá ao nosso maravilhoso Senhor Jesus agora mesmo? Foi por nós que Ele Se fez pobre para que, por meio da Sua pobreza, pudéssemos enriquecer. Nosso Jesus está ressuscitado de entre os mortos e está muito acima de todas as nações, reinos, poderes, força, domínio e todo nome que se possa nomear. E ainda assim, Ele Se importa com você e quer torná-lo Seu – Seu próprio – para que você possa estar com Ele para sempre. O fim virá, exatamente quando Deus o planejou. Então, você será salvo para sempre? Ou perdido para sempre?
Faça sua escolha agora mesmo!
“Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação”
2 Coríntios 6:2
