Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
A História de um Caçador
Gênesis 27
A maioria dos caçadores hoje caça animais selvagens com uma arma de fogo, mas esta é uma história de pessoas de muito tempo atrás que nunca tinham ouvido falar de armas de fogo. Mas quase todo mundo conhece a caça com arco e flecha, e foi isso que o caçador desta história bíblica usou.
Esaú era um caçador habilidoso. Às vezes, trazia para casa uma caça para a família, e sua mãe sabia como cozinhá-lo perfeitamente. O cheiro agradável da carne de caça assada fazia todos salivarem. O pai de Esaú, Isaque, gostava especialmente desse assado. Esaú era seu filho favorito, e até mesmo a ideia de um jantar de caça assim o fazia se sentir bem.
Isaque era o pai de Esaú e de seu irmão gêmeo, Jacó, e Isaque era um filho muito especial de Abraão. Ele conhecia a Deus de uma forma que a maioria das pessoas não O conhecia. Ele sabia que a linhagem das bênçãos de Deus para todas as nações seria transmitida por meio dele, pois era o único filho de Abraão e Sara.
Essa bênção era uma promessa muito especial de Deus, e ninguém poderia quebrá-la. Agora que estava velho, Isaque queria passar a bênção para seu filho favorito e se preparar para essa ocasião especial comendo algo que o fizesse se sentir bem. Esaú era o caçador, e Isaque pediu que ele trouxesse uma caça para casa para que pudesse jantar carne de caça. Então, Esaú preparou seu arco e flechas e foi caçar.
Mas Rebeca, a esposa de Isaque, também tinha um filho predileto. Ela queria a melhor bênção para Jacó. Jacó não era caçador, então Rebeca lhe disse: “Vá, traga-me um cabrito e eu farei um assado com um cheiro delicioso, e seu pai vai gostar”.
Estavam todos ocupados, tentando, com seus próprios esforços, fazer com que a promessa de bênçãos de Deus se cumprisse. Deus permitiu que tentassem resolver as coisas como bem entendessem, mas ninguém pode quebrar a promessa de Deus.
Você pode passar a vida inteira tentando ganhar o favor de Deus, mas seus esforços jamais vencerão. Deus tinha Seu próprio plano maravilhoso – Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou. A obra está consumada, e nada pode mudar Seu amor pelos pecadores. A bênção de Deus para você vem por meio de Seu Filho. Venha a Ele agora e aceite Sua amorosa bênção, e não tente conquistá-la por seus próprios esforços. “O Filho de Deus… me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim” (Gálatas 2:20).
Jacó foi ao pasto, e não foi difícil pegar um cabrito. A carne assada de Rebeca logo ficou com um cheiro delicioso. Então Jacó vestiu-se com as roupas de Esaú, e sua mãe cobriu suas mãos e pescoço com uma pele de animal cheia de pelos, porque Esaú era um homem peludo. Fizeram isso para que seu pai, Isaque, que estava cego, pensasse que ele era Esaú e não Jacó.
E assim Jacó foi primeiro até seu pai, e ELE ficou perplexo com o som da voz de Jacó. Ele disse: “A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú”. Suas roupas também tinham o cheiro de caçador, e o assado estava delicioso. Isaque foi enganado e deu a bênção de Deus a Jacó, o gêmeo mais novo.
Apesar de todas as trapaças e mentiras, a bênção de Isaque a Jacó não pôde ser mudada. Jacó conseguiu o que queria, mas não teve uma vida feliz.
Então Esaú, o filho favorito de Isaque, voltou para casa com a caça que havia apanhado. Poderia ter sido um banquete alegre, mas não foi. Isaque gritou de frustração e dor, e Esaú gritou de raiva e decepção ao saber que Jacó já havia recebido a bênção.
A bênção da qual Esaú tinha tanta certeza se perdeu para sempre. Era um grito triste, muito triste: “Abençoa-me também a mim, meu pai!” Sim, havia uma bênção para ele também, mas era temporária, e havia raiva e brigas em seu futuro.
Você não pode fazer as promessas de Deus se cumprirem com suas boas obras, nem quebrá-las com seus pecados. A bênção que Deus lhe oferece foi completada quando Jesus disse: “Está consumado” (João 19:30). Olhe para Jesus e creia, e então agradeça a Ele, e deixe-me dizer uma coisa: isso mudará sua vida! Deus lhe mostrará o quão abençoado você é, até que Ele o leve para o Seu lar no céu para sempre.
“Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos”
Romanos 4:7
