Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
A História de um Navio a Vela
Atos 27
Não era uma viagem de lazer, mas sim um assunto de negócios importante, e a melhor maneira de entregar a carga era em um navio a vela no Mar Mediterrâneo. Boa navegação e bons ventos eram muito importantes, e para esta viagem eles tinham ambos. Tudo vai bem quando se tem homens experientes no comando. Não é verdade?
Bem, não tenho tanta certeza. Os melhores planos podem falhar. Existe apenas um livro em que se pode confiar, mesmo diante de ondas, nuvens ou tempestades de planos fracassados. Eu imagino se você conhece esse livro, o Deus que o escreveu e o maravilhoso Salvador dos pecadores de Quem ele fala? Sabe qual é o nome desse livro? É a Bíblia! Se você sente dificuldade em entender a Bíblia, pergunte ao Deus que a escreveu. Ou pergunte ao Salvador dos pecadores de Quem ela fala. Nosso Jesus está vivo e Ele está ouvindo.
O navio havia chegado a um porto inadequado para atracar, e o capitão e o dono do navio planejavam seguir viagem. Eles discutiram brevemente sobre isso, pois velejar naquela época do ano era perigoso. No entanto, a maioria decidiu continuar a viagem, apesar de uma voz de advertência.
Essa voz de advertência era Paulo, e seu alerta se baseava na sabedoria que Deus lhe havia concedido. Mas quem se importa com o que Deus diz? Você se importa com o que Ele diz? Você já conheceu Deus, que sabe de todas as coisas? Você pode ter planejado sua própria vida, mas Deus diz: “há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Provérbios 14:12).
O vento sul soprava suavemente enquanto os marinheiros levantavam a âncora e içavam as velas para partir. As ondas estavam calmas e o céu, azul. No entanto, não demorou para que um vento forte se levantasse contra eles, transformando as ondas em enormes montanhas de água. O céu escuro e tempestuoso bloqueou o Sol, a Lua e as estrelas por duas semanas inteiras!
Alguns podem pensar que basta ser corajoso e ignorar os problemas, mas aquilo era demais e durava tempo demais. Os marinheiros tentaram de tudo para evitar o naufrágio, mas havia areia movediça pronta para sugá-los e ondas tão altas que poderiam engolir um navio completamente fora de controle. Para aliviar o peso da embarcação, jogaram até as amarras ao mar. Agora, toda a esperança de salvação havia desaparecido.
Talvez você ainda não tenha chegado a esse ponto na sua vida. Se você está vivendo sem o Senhor Jesus, o desespero sem esperança está no seu futuro. Você crerá em Deus agora, agora mesmo, enquanto tem a Palavra de Deus para confiar?
Quando tudo parecia sem esperança, Paulo se manifestou. Ele lembrou aos homens a bordo que deveriam tê-lo ouvido antes, mas lhes fez uma promessa: “Nenhum de vocês perderá a vida, apenas o navio será destruído”. Um anjo havia dado a Paulo essa promessa de Deus, mas você e eu temos a Bíblia. Nossa mensagem vem do mesmo Deus que enviou aquele anjo a Paulo antes que a Bíblia fosse concluída.
“Tende bom ânimo”, disse Paulo, “pois creio em Deus que acontecerá como me foi dito. No entanto, é necessário primeiro que cheguemos a uma certa ilha.”
Por volta da meia-noite, os marinheiros perceberam que estavam próximos da costa. Testaram a profundidade da água várias vezes e, a cada medição, constataram que estava ficando mais rasa. Temendo as pedras, decidiram lançar quatro âncoras e aguardar até o amanhecer.
Os marinheiros estavam apavorados demais para esperar. Eles empurraram um bote salva-vidas para fora do navio, mas o aviso de Paulo aos soldados frustrou o plano. A ordem foi dada para cortar as cordas, e o bote caiu vazio no mar.
Paulo era prisioneiro naquele navio, mas tinha uma promessa de Deus que lhe dava segurança. Ele disse a todos que, como chegariam em segurança ao porto e estavam sem comer há duas semanas, deveriam se alimentar com o que havia a bordo para recuperar as forças.
Ora, o anjo deu a Paulo uma promessa firme, não foi? Mas temos uma promessa que vai além de um desembarque seguro numa ilha. Nosso Deus promete vida eterna – comprada e paga pelo precioso sangue de Cristo. Mas, em vez de confiar na promessa de Deus, você vai encontrar um barquinho que o levará por mares incertos até que você se perca para sempre? Creia na Palavra de Deus agora e seja salvo para sempre! Todas as promessas de Deus são inabaláveis, seja a do inferno eterno ou a da vida eterna no céu. Nossa próxima história contará o que aconteceu.
“Toda a Palavra de Deus é provada, Ele é um escudo para os que n’Ele confiam”
Provérbios 30:5 (TB).
