Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
A História de Uma Figueira
Lucas 13:6-9
Nunca vi figos crescendo em uma árvore, embora já tenha visto figueiras em grandes espaços públicos, como um shopping. E você?
As figueiras nos tempos bíblicos tinham folhas maiores. De fato, quando Adão e Eva quiseram se cobrir para que Deus não os visse, costuraram folhas de figueira e fizeram aventais. A maioria de vocês conhece o resto da história deles e sabe se seus aventais de folhas de figueira funcionaram.
Na história de hoje, havia uma figueira plantada em um campo de videiras. É um lugar estranho para plantar uma figueira, com suas folhas grandes e que produzem sombra, mas era lá que ela estava, e acho que o homem que cuidava do campo gostava muito dela. Mas, afinal, não era ele quem decidia se queria ou não a árvore. Ele era quem cuidava do campo para o dono.
Você também tem um campo? Talvez tenha, mesmo que seja apenas um espaço para correr, jogar bola ou ter uma horta. É seu? O Salmo 24:1 diz: “Ao SENHOR pertence a Terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (ARA).
Deus realmente é Dono do mundo? Sim. Você quer dizer o mundo inteiro? Sim, é todo d’Ele. Mesmo que esteja uma bagunça? Deus não fez o mundo ser uma bagunça. Ele o fez muito bom, e ele ainda pertence a Ele, mesmo que nós o tenhamos feito dele uma bagunça.
Um dia, o dono da figueira veio procurar figos suculentos e maduros, quando chegou a hora de eles amadurecerem. Você sabe quantos figos ele encontrou? Nenhum… Nem um sequer!
Bem, talvez a árvore precise crescer mais. Mas o segundo ano foi a mesma coisa, e o terceiro também. Nesse momento, o dono pensou: “Qual a utilidade? Sem figos… nem um sequer. Corte-a”, disse ele. “Só está ocupando espaço valioso”.
Ora, isso é assustador. Deus tem uma lição nesta história da figueira que se aplica a você e a mim. Vivemos no mundo de Deus e sabemos que o planeta Terra está em algum lugar no espaço e que Deus é o dono. Será que Ele realmente disse: “Seja a Terra destruída”? Sim, Ele disse! E Ele prometeu que isso acontecerá. Leia 2 Pedro 3:10 e veja.
Mas a figueira da nossa história tinha um cuidador, e o cuidador disse ao dono que tinha um plano para a figueira. E o nosso Jesus também tinha um plano. De fato, era o plano de Deus, e Deus e Seu Filho Jesus o executaram em completa unidade.
Este era o plano deles: Jesus, o Salvador, deu a Sua vida por nós. Somos pecadores e merecemos ser totalmente destruídos, incluindo a Terra, mas Jesus, nosso Salvador, morreu para nos redimir. E agora Deus está esperando… esperando… você virá a Ele agora? Acaso você será o fruto que Deus espera em um mundo que não O quer? “Nosso Salvador Jesus Cristo; O Qual Se deu a Si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade [pecado]” (Tito 2:13-14).
O plano do cuidador para a figueira era esperar mais um ano. “Vou cavar a terra e adicionar fertilizante, e veremos se ela dará frutos no ano que vem”. E então Deus está esperando. Ele ainda não destruiu o mundo em que vivemos, mas prometeu que isso acontecerá! Enquanto espera, Ele está ocupado, e o Cuidador está ocupado. Jesus envia problemas para despertar os pecadores, o que é como cavar a terra. E Ele envia bênçãos e convites como o que você está recebendo agora, que é como o bem do fertilizante.
A história não nos conta o que aconteceu com a figueira, talvez porque Deus queira que você Lhe dê a sua resposta agora mesmo. Podemos ver que o mundo está dizendo “Não” ao título de propriedade de Deus, mas Ele está esperando a sua resposta. Você é uma pessoa, e Ele o ama e Se importa com você. Você é um dos frutos da Sua colheita? O próprio Deus quer você. Você virá?
“Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a Terra, e as obras que nela há, se queimarão”
2 Pedro 3:10
