Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

A História dos Doze Espiões

Números 13 e 14

O trabalho de um espião é importante e perigoso, por isso ele precisa ser alguém de coragem e habilidade. Ele precisa ser capaz de observar, ouvir e trazer informações precisas para aqueles que os enviaram.

Doze homens de Israel foram escolhidos a dedo para serem espiões enquanto eles e suas famílias estavam no deserto a caminho da terra prometida de Canaã. Os espiões receberam instruções e uma lista das informações que eles deveriam trazer para aqueles que os enviaram. As instruções dadas a eles eram para irem para o sul e subirem o monte para ver a terra. Aqui está a lista do que eles deveriam descobrir em sua missão de espias:

– O povo lá é forte ou fraco?
– São poucas ou muitas pessoas?
– A terra é boa ou ruim?
– As pessoas vivem em cidades ou em tendas?
– Eles têm fortalezas?
– O solo é fértil ou pobre?
– Há árvores?
– Trazer amostras das frutas que crescem lá.

As instruções não incluíam nada sobre métodos de ataque ou de combate, mas apenas informações visuais. Parecia uma tarefa interessante, e eles provavelmente partiram animados. Imagine o entusiasmo quando Moisés e suas famílias e amigos os viram partir e desaparecer pelas areias do deserto, cheios de esperança e força.

Eles ficaram fora por quarenta dias. Podemos imaginar a recepção quando todos os doze chegaram seguros em casa novamente. Eles trouxeram boas notícias da terra fértil e arborizada que Deus havia prometido dar a eles e estavam carregados de romãs, figos e uvas. Aliás, um grande cacho de uvas suculentas era tão pesado que foram necessários dois homens para carregá-lo entre eles em uma vara!

Mas por que o rosto deles parecia tão triste e sombrio se eles estavam trazendo notícias tão boas e frutos maravilhosos? Dez dos espiões pareciam desanimados e derrotados, e as multidões logo descobriram o motivo. “Não adianta”, disseram os dez espiões. “Não há esperança. As cidades deles têm grandes muralhas, e as pessoas que vivem lá são grandes iguais a gigantes! À vista deles, nós parecíamos gafanhotos, e nós também nos sentimos como gafanhotos.”

Essa mensagem foi recebida com brados de desespero e decepção. “Aqui estamos nós no deserto, e não há esperança de tomar a terra! Vamos eleger um capitão e voltar para o Egito, onde éramos escravos. É melhor do que morrer aqui no deserto!” E seus brados de desespero se transformaram em fúria.

Mas havia dois espiões que não concordavam com essa incredulidade e rebelião. Calebe silenciou o povo e disse a eles: “Nós certamente somos capazes de subir.” Mas ninguém ouviu. Josué e Calebe se levantaram novamente e responderam a eles com confiança que vinha diretamente de Deus. Os dois ficaram sozinhos diante de toda aquela multidão furiosa e gritando, mas eles tinham a Palavra de Deus para confiar, e nada muda a Palavra de Deus!

“Se o SENHOR Se agradar de nós, então [Ele] nos porá nesta terra, e no-la dará” (Números 14:8). Essas boas palavras ressoaram acima da multidão, que então ouviu. Mas a resposta furiosa das pessoas na multidão foi: “Apedrejem eles! Matem-nos!”

A rebelião pode levar as pessoas a irem longe no pecado. Mas, seja você muito jovem, muito velho, não importa a idade, você pode compartilhar as corajosas palavras desses dois homens e ter certeza, muita certeza, de que, se você pertence a Deus, Ele vai levá-lo para Sua casa, porque Ele prometeu, e Deus cumpre Suas promessas. Ele sabe como, não importa o que você tenha feito.

Então a glória do Senhor apareceu, e todo o povo a viu. Isso os silenciou, mas não mudou o coração deles. Deus enviou uma praga que imediatamente destruiu os dez espiões que se rebelaram contra Ele.

Ser um espião pode ser perigoso, mas é mais do que perigoso se rebelar contra Deus: é destruição na certa. Foi quase quarenta anos depois que Deus fez com que aquela enorme multidão de mais de um milhão de pessoas entrasse na terra que os espiões haviam visitado. Mas durante esse tempo todos os adultos rebeldes morreram e foram enterrados no deserto. Deus os odiava? Não, de forma alguma. Ele os amava e cuidou bem deles naquela jornada de quarenta anos. Mas as crianças foram as únicas que viveram para entrar e aproveitar a terra maravilhosa que os espiões tinham explorado.

No momento em que entraram na terra, Josué e Calebe tinham cerca de oitenta anos, eram fortes e vigorosos, e receberam o lugar de sua escolha na boa terra que Deus havia prometido a eles. Por quê? Porque eles simplesmente creram em Deus. Quando Deus disse: Esta terra é para vocês, eles disseram: Sim.

Você também pode fazer isso? Deus diz que a salvação é para você, porque Seu Filho, o Senhor Jesus, morreu para tirar seus pecados. O dom da vida eterna que Ele dá é para você, agora mesmo. Você crerá n’Ele e dirá: “Sim”? A morte eterna chegará a você se sua resposta for “Não”. Qual será sua resposta?

“Eu, o SENHOR, falarei, e a palavra que Eu falar se cumprirá”
Ezequiel 12:25

“Qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?”
1 Pedro 4:17 – ARC

Compartilhar
Rolar para cima