Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
O Homem no Telhado (Parte 1)
Atos 10:9-20
Pedro morava em um país onde não havia neve, então os telhados eram planos. As pessoas podiam facilmente subir até o terraço para um pouco de tranquilidade e ar fresco.
Pedro subiu ao terraço para orar, não uma oração rápida na hora de dormir, mas sim um momento para buscar a vontade de Deus para o dia. Então, sentiu muita fome e, enquanto lhe preparavam uma refeição, adormeceu e, dormindo, teve uma visão.
Você está se perguntando o que é uma visão? É algo como um sonho, mas muito mais real. Agora Deus nos fala através da Bíblia, e ela está completa. Deus não tem mais nada a escrever. Se quisermos conhecer a Sua vontade, o Espírito Santo nos trará a Palavra de Deus, pois estamos prontos para ouvi-la.
Você notou que a comida de Pedro não estava pronta? Talvez isso nos lembre de que, na época de Pedro, a Palavra de Deus não era completa. Então, Deus falou ao Seu povo de diferentes maneiras quando eles estavam famintos para conhecer a Sua vontade. Hoje, você e eu temos a Bíblia completa para consultar, para aprender o que Deus quer nos dizer.
Pedro teve a visão de um grande lençol, que descia do céu pelas quatro pontas. Nesse lençol, ele viu toda espécie de animais, répteis e aves. Então uma voz lhe disse: “Levanta-te, Pedro, mata e come” (Atos 10:13).
Algo dentro de Pedro estremeceu ao ver aquele tipo de comida. Deus havia dito ao Seu povo há muito tempo que eles não deveriam comer nada impuro. Então, como um Judeu poderia comer aquelas criaturas impuras? Pedro respondeu: “De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda” (Atos 10:14). Mas como dizer “Não” quando o Senhor fala?
Pedro estava certo no que Deus havia ordenado ao povo Judeu anteriormente, mas, como Cristo veio e morreu por nós, nenhum homem ou animal deveria ser tratado como impuro. O Senhor Jesus disse: “Deus amou o mundo de tal maneira” (João 3:16), e isso inclui todas as nações, todos os pecadores e todas as pessoas que creem naquele precioso Salvador dos pecadores. Isso se aplica a você também, não importa onde você nasceu ou a cor da sua pele.
Deus conhecia o problema de Pedro e repetiu a visão três vezes para que Pedro entendesse. Mas ele ainda estava confuso. Era tão oposto à religião que Deus havia dado ao Seu povo há muito tempo.
De repente, os pensamentos de Pedro foram interrompidos por três visitantes que perguntavam por ele. Acho que Pedro não ouviu que eles batiam à porta, mas Deus lhe disse que eles estavam lá e acrescentou: “Vai com eles… Eu os enviei” (Atos 10:20).
Não havia mais dúvidas sobre Quem havia enviado os visitantes, embora fossem romanos e não Judeus. Pedro e alguns outros caminharam com eles até chegarem à casa de Cornélio, um centurião romano.
Agora, Deus já havia falado com Cornélio. Ele havia enviado um anjo para lhe dizer que trouxesse Pedro, e então havia um grupo reunido em sua casa, pronto para ouvir o que Deus tinha a lhes dizer. Lá estavam eles, e o coração de Cornélio transbordava de alegria! Você consegue adivinhar o que ele fez? Talvez você se surpreenda. A resposta está na próxima história.
“Deus amou o mundo de tal maneira”
João 3:16
