Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

O Homem que Esqueceu

Gênesis 40 e 41

Nossa última história foi sobre o copeiro que foi libertado da prisão do rei (Faraó) após seu sonho sobre as uvas.

José, seu companheiro na prisão, tinha sido muito gentil com ele, e o copeiro tinha bons motivos para lembrar dessa gentileza por toda a vida. Mas José tinha sido mais do que gentil. Ele era um crente no Deus vivo e havia dado ao copeiro o significado de seu sonho – uma mensagem de Deus que se tornou realidade na vida do copeiro. Isso é muito mais importante do que a gentileza comum. Uma mensagem de Deus vale a pena ser ouvida e é mais importante do que toda a gentileza amigável que outros possam mostrar a você.

“Lembra-te de mim, quando te for bem; e rogo-te que uses comigo de compaixão, e que faças menção de mim a Faraó” (Gênesis 40:14), disse José quando o copeiro deixou a prisão. Ele explicou ao copeiro que havia sido levado à força de sua terra natal, a terra dos hebreus, e que não havia feito nada de errado na casa do capitão para que o colocassem na prisão.

Isso não soa como um verdadeiro crente? Se você leu toda a história no Livro de Gênesis, perceberá que os cruéis irmãos de José foram os responsáveis, pois o capturaram e depois o venderam como escravo. E, depois, a mulher do capitão foi a culpada por ele ter sido lançado na prisão. Mas José não culpa ninguém. Se somos verdadeiros crentes, iremos levar essa lição a sério. Nosso Deus Se faz responsável por nós, e não devemos guardar amargura contra aqueles que nos prejudicam.

O copeiro foi libertado no aniversário do rei para voltar à sua antiga posição de honra, para levar o cálice de vinho ao rei. Mas, em meio a toda emoção e honras da corte do rei, o copeiro esqueceu-se de José na prisão. O copeiro desfrutou de dois anos de liberdade e vida tranquila, e foram mais dois anos de vida injusta na prisão para José, servo do Deus vivo. Embora o copeiro o tivesse esquecido, Deus não havia esquecido. Deus nunca Se esquece dos Seus.

Problemas surgiram na vida do rei. Ele tinha sonhos à noite que o perturbavam o dia todo, e ninguém conseguia lhe dizer o que significavam, nem mesmo os magos que conheciam todos os truques. E quando o rei tinha um problema, todos tinham um problema, até mesmo o copeiro. Sua vida de tranquilidade foi abalada por problemas.

Talvez sua vida tranquila também esteja sendo abalada por problemas. Você se lembra d’Aquele que morreu para libertar você? Ele ainda é indesejado neste mundo, mas Ele lhe pediu: “Lembra-te de Mim”. Você se lembra?

Finalmente o copeiro se lembrou e contou ao rei sobre o prisioneiro cuja explicação de seu sonho havia se tornado realidade. José foi chamado imediatamente. Com a barba feita e roupas limpas, logo estava diante do rei. E quando o rei explicou seu problema, o jovem prisioneiro disse: [A resposta] não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó” (Gênesis 41:16).

Em nosso coração, podemos louvar a resposta que ele deu. Ele não tomou nenhum crédito para si mesmo, mas o atribuiu somente a Deus, “em Quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência (Colossenses 2:3). José explicou os sonhos. A terra teria sete anos de boas colheitas, seguidos de sete anos de terrível fome. Este seria um problema muito maior do que o próprio rei poderia lidar. E assim o jovem José foi imediatamente nomeado primeiro-ministro. Seu trabalho era elaborar um plano e executá-lo.

O Deus vivo é digno de confiança? Será que Ele é capaz de mover reis e nações para executar Seus planos? Esta história tem muito mais detalhes que você por si mesmo pode ler em Gênesis 41, e cada palavra ensinará a você que Deus é Deus e que as mãos d’Ele controlam todos os homens e nações. Isso não é algo difícil para Ele fazer, mesmo em nosso tempo agora, já que Ele tem todo o poder e toda a sabedoria.

Mas existe um problema que exigiu a coisa mais difícil que o próprio Deus já escolheu realizar. Ele pôde criar o mundo inteiro com a palavra de Sua boca, mas teve que entregar Seu único Filho amado para salvar o pecador para toda a eternidade. Ele fez isso por você! Ele fez isso porque ama você! Você já O agradeceu? Hoje é o dia para agradecê-Lo e então viver sua gratidão em sua vida diária.

“Graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”
1 Coríntios 15:57

Compartilhar
Rolar para cima