Origem: Livro: Os Patriarcas

Intervalo oculto

É muito gratificante para o coração perceber isso. Permite-nos entender como exatamente a revelação que nos foi feita nos coloca na posse da mente divina: “Ocultarei Eu a Abraão o que faço?” diz o Senhor, em outra ocasião, quando Ele estava, como aqui, falando Consigo mesmo. E uma plenitude, bem como exatidão, posso dizer, distingue essas revelações. Jesus diz aos Seus discípulos: “tudo quanto ouvi de Meu Pai vos tenho feito conhecer” – com uma exceção, porém. O Senhor Deus fixou 120 anos como a duração de Sua longanimidade. A pregação de Noé, bem como a construção da arca, deveriam ser para esse período. Esse era o propósito de Deus. Mas Noé não foi informado de nada sobre esse intervalo predestinado. O Senhor reteve qualquer menção aos 120 anos. Noé sabia, de fato, que as águas não poderiam prevalecer até que ele e os seus estivessem seguros na arca, mas ele não sabia quanto tempo seria essa preparação da arca, ou se, depois de terminada, algum tempo deveria passar antes que as águas começassem a subir. Esta parte do conselho divino o Pai manteve em Seu próprio poder; esta foi a exceção à plenitude da comunicação. Eventos deveriam ocorrer, sinais deveriam preceder “o dia do Senhor” – como, pelo menos, o acabamento e o enchimento da arca. Na linguagem do profeta, o ramo deveria tornar-se tenro e brotar suas folhas. Se alguém tivesse falado com Noé sobre o aumento das águas antes que a arca estivesse pronta, Noé não teria ficado abalado nem de forma alguma perturbado. Isso não poderia ser. “O tempo está próximo” teria sido um engano então, como será no futuro, quando o remanescente terrestre, ou a eleição, estiver, como Noé, esperando pela redenção (Lc 21:8). Mas ainda assim, o próprio período, o fim da longanimidade divina, foi estabelecido no poder do Pai, e ninguém sabia o dia nem a hora. Tão ricas e plenas são aquelas harmonias nos primeiros e nos últimos dias, em ações típicas e finais da mão de Deus. Noé era nesta época um homem terrenal – isto é, um eleito destinado à herança na Terra, como será a nação de Israel no futuro; e ambos, em seus vários dias, são providos, por instruções divinas, contra os enganos que possam alarmá-los, ou as promessas que possam seduzi-los; mas o dia e a hora da sua libertação não são informados.

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