Origem: Livro: Os Patriarcas

Intimidade presente e futura

Não permanece toda essa intimidade ainda? Desejamos e desfrutamos de intimidade por parte d’Aquele que eternamente nos ama? E quanto à presente dispensação, a mesma é provida e mantida, embora de maneira diferente. O Espírito Santo veio. O Espírito da verdade está em nós. Nosso corpo é nada menos que Seu templo vivo ou morada, enquanto o Filho, misticamente, nos levou ao céu em Si mesmo e com Ele (Efésios 2:6). Certamente nenhuma forma de comunhão que contemplamos é mais profunda e íntima do que esta. Se, pessoalmente, o Senhor Deus estivesse com os patriarcas e aceitasse um bezerro e um bolo por amor à hospitalidade – se, aos olhos de toda a congregação, Ele deixasse a glória encher os pátios do templo na alegria de sua habitação recém-descoberta – se, no “Homem Cristo Jesus”, o Senhor Deus andasse conosco e compartilhasse nossos períodos de descanso, trabalho e refrigério, conversando junto a um poço com um pecador eleito, ou deixando outro reclinar em Seu peito na ceia, e pergunte-lhe sobre os segredos que estavam naquele seio nos dias atuais. Ele nos tem, nos pensamentos e afeições de Seu próprio coração, no céu com Ele mesmo, e o Espírito Santo está aqui conosco, no meio dos pensamentos e afeições de nosso coração.

Será isto, pergunto, uma intimidade de natureza mais fraca? Isto é um retrocesso de Seu caminho de volta às Suas próprias perfeições e suficiência, ou em meio às glórias e principados dos anjos? Será isso reserva, como falam os homens? Isso é retirar-se ou arrepender-se da intimidade anterior com o homem, como se Ele tivesse ficado desapontado e desanimado? “Adão, onde você está?” era Sua voz. Mas será que a retirada de Adão forçou o Senhor a recuar? Deixe que esta Testemunha, esta Testemunha de nossos tempos, este Espírito que habita em nós, nos conduzindo em companhia de Si mesmo dessa maneira, nos diga. Todo o Seu caminho atual é apenas uma busca mais rica daquele propósito que surgiu, em forma inicial, nos dias de Gênesis.

E o que diremos desta intimidade em dias ainda futuros? Os homens redimidos ocupam o lugar da proximidade angelical do trono. As criaturas viventes e os anciãos coroados estão lá, e os anjos apenas os cercam, assim como o trono. A esposa do Cordeiro, a santa Jerusalém, traz a glória em seu seio. O Tabernáculo de Deus está com os homens e Ele habitará com eles.

Compartilhar
Rolar para cima