Origem: Livro: A Chave Para o Progresso Como Visto na Vida de Rute
Introdução
Vamos ver em 2 Pedro 3:18 um versículo de introdução. “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A Ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém”.
Podemos ver neste versículo que o crescimento espiritual é o que Deus deseja em nossa vida Cristã. Mas quando olhamos para a comunidade Cristã como um todo, vemos que nem sempre é assim com todo Cristão. Alguns crentes fazem um progresso direto e rápido, enquanto outros não parecem fazer muito progresso. É um fato; algumas pessoas, depois de serem salvas, crescem muito rapidamente nas coisas divinas, e outras parecem progredir mais lentamente. Se o progresso fosse colocado em um gráfico, a linha de alguns seria quase vertical, enquanto a de outros oscilaria para cima e para baixo. Você já se perguntou por que isso acontece? Acredito que há razões para progredirmos em um ritmo diferente.
Alguns supõem que é porque todos temos diferentes níveis de inteligência. Outros nos dirão que isso tem a ver com o fato de você ser ou não estudioso – muitas vezes desculpando-se dizendo que não é estudioso. Alguns imaginam que você precisa ter um dom para isso, e nem todos os Cristãos receberam tal dom. Amigos, não há verdade nessas ideias. Não acredite nelas nem por um momento. Há respostas para essa pergunta na Palavra de Deus, e quero dar uma olhada nisso esta tarde e ver se podemos aprender algo para nossa própria vida.
Este versículo que lemos no final da segunda epístola de Pedro é uma exortação aos santos para crescerem “na graça”. Não poderíamos desejar nada melhor para vocês, queridos jovens e para todos nós – que cresçamos “na graça”. Crescimento é o desenvolvimento das características morais de Cristo em Seu povo, e “graça” é o solo em que crescemos.
Você sabe, crescer nas coisas divinas é muito diferente de crescer nas coisas naturais. Quer seja o crescimento físico no âmbito humano, quer seja do animal, ou vegetal, uma coisa é certa: você nunca ouviu falar de alguém os exortando a crescer. Você não sai e diz para as plantas do seu jardim: “Agora cresçam!” Nem sequer pega seu cachorro ou gato de estimação e diz a ele para crescer. Quem já ouviu falar de alguém levar seu filho ou filha para uma sala e lhes dizer: “Agora cresça?” Não, é algo que ocorre naturalmente. Mas quando se trata do desenvolvimento espiritual do Cristão, é muito interessante que haja uma exortação aos santos dizendo “crescei”. Eu acredito que é porque o crescimento nas coisas espirituais não é algo inteiramente unilateral onde somente Deus cuida. Há algo que devemos fazer neste assunto e Deus deseja que sejamos responsavelmente exercitados sobre nossa parte nisso.
Alguém disse que é como fazer uma fogueira. Apesar de eu não saber muita coisa sobre acender fogueiras, sei que há uma maneira correta e uma maneira errada de o fazer. Você pode dispor os gravetos de uma maneira que quando acender o fogo, ele realmente pegue e queime bem. Pode também arrumar os galhos, ou o que quer que você tenha para queimar, de maneira desordenada fazendo com que o fogo não seja bom. Eu acredito que acontece exatamente o mesmo nas coisas de Deus. Nós precisamos adotar certos princípios em nossa vida para que o Espírito de Deus possa tomar as coisas de Deus e aplicá-las em nosso coração e vida de modo que haja algum crescimento sério e real. E eu acredito que a presença de tais coisas na vida de alguém é a razão pela qual alguns progridem mais rapidamente do que outros. Simplificando, se houver alguns aqui que acham que não têm tido muito progresso em sua vida Cristã, acredito que seja porque alguns desses princípios estejam faltando em sua vida.
