Origem: Livro: Justificação
Introdução
Iniciarei esta breve revisão da doutrina bíblica da justificação com duas citações do ministério Cristão contemporâneo. Infelizmente, elas representam a opinião comum defendida sobre o assunto. A primeira citação afirma: O que Cristo recebeu de nós – a culpa – trouxe-Lhe morte. O que recebemos d’Ele – bondade – nos traz vida. A bondade que obtemos vem do mérito que Jesus conquistou, e a bondade de Jesus permeou todos os detalhes de Sua vida.[1] E a segunda diz: Embora sua obediência à lei de Deus seja contaminada e imperfeita, a obediência de Cristo é perfeita e completa. E Deus não apenas perdoou os seus pecados (tanto os sutis quanto os não tão sutis), mas também creditou a você aquela obediência imaculada de Cristo.[2] Os livros citados não são únicos; um se enquadra no gênero da apologética, o outro é um livro de ministério prático. Expressões semelhantes podem ser encontradas em uma ampla série de ministérios Cristãos passados e presentes. Esses livros não refletem ensinamentos radicais, nem seus posicionamentos estão limitados a uma tendência teológica. Posso garantir que essas citações não foram tiradas do contexto; em vez disso, elas capturam de forma bastante concisa a maneira como muitos Cristãos veem a justificação. Este ensino permeia o pensamento Cristão. Infelizmente, não é bíblico.
[1]  Gregory Koukl, The Story of Reality, pg. 121. ↑
[2]  Jerry Bridges, Respectable Sins, pg. 87. ↑
A doutrina expressada é chamada de justiça imputada de Cristo. Ela afirma que, embora Cristo tenha morrido para o perdão de nossos pecados, nós estamos diante de Deus na justiça imputada de Cristo.[3] É dito que a vida justa que Cristo viveu na terra foi creditada a nós e, porque os méritos de Cristo foram colocados em nossa conta, isso nos permite ser justificados. Apesar de isso ser um entendimento popular (ou variantes dele), não é apoiado pela Palavra de Deus. Naturalmente, isso levanta a questão: Se esta é uma visão antibíblica da justificação, o que a Escritura tem a dizer sobre o assunto?
[3]  Há também um ensino chamado justiça infundida. A teologia católica ensina que uma pessoa é infundida com a justiça de Deus por meio de uma vida piedosa. ↑
