Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
A Irmã Mais Velha
Êxodo 2
Ser uma irmã mais velha é algo muito importante, especialmente quando você tem um segredo como o que Miriã tinha. Já não importa se eu contar a você o segredo dela agora, mas importava muito naquela época.
O segredo dela era que havia um novo irmãozinho em sua casa, e todos sabiam que Faraó, o rei, havia ordenado que todos os meninos hebreus, ao nascerem, fossem lançados no rio Nilo. Os hebreus eram escravos do rei, e ele tinha medo de que os meninos hebreus crescessem e ficassem fortes demais. Ele tinha medo de que houvesse tantos deles que eles lutariam contra o rei e conquistariam sua liberdade.
Pessoas sem Deus e sem Cristo geralmente têm medo e tentam todos os tipos de estratégias para garantir que nada nem ninguém seja forte demais para elas. Mas foi Isaías quem disse: “O SENHOR… é a minha força e o meu cântico, e Se tornou a minha salvação” (Isaías 12:2). Tenho certeza de que o rei não sabia nada sobre o Senhor, pois se soubesse não teria dado uma ordem tão perversa só porque estava com medo.
As parteiras hebreias que ajudavam as mães a terem novos bebês sabiam da ordem do rei, mas não o ouviram; elas conservavam os meninos com vida. Isso foi corajoso, não foi?
Depois de três meses, o irmãozinho de Miriã devia ter se tornado bastante barulhento, então sua mãe fez algo muito surpreendente. Ela mesma o colocou no rio Nilo, mas não da maneira que o rei havia ordenado. Ela pegou um grande cesto feito de juncos e o impermeabilizou com piche. Então, ela cuidadosamente colocou seu bebê ali dentro, cobriu-o e colocou o cesto flutuando entre os juncos à margem do rio. Miriã, a irmã mais velha, observava de longe para ver o que aconteceria com ele.
Foi nessa hora que a filha de Faraó, a princesa, desceu ao rio para se banhar, e suas servas caminhavam pela margem do rio. Quando ela viu o cesto entre as plantas, ela mandou sua criada buscá-lo. Quando a princesa abriu o cesto, o bebê chorou, e seu choro quebrantou o coração dela.
“Este é um dos filhos dos hebreus” (TB), disse ela. Ela sabia da ordem de seu pai sobre os meninos hebreus, mas sentiu pena do pequeno bebê que chorava e decidiu que queria aquele bebê para si. Mas ela logo teria um problema: como ela iria alimentar o bebê?
Antes que ela tivesse tempo para pensar, Miriã correu até a princesa e perguntou se ela deveria chamar uma ama de leite hebreia para alimentar o bebê para ela. “Vai”, disse a princesa. Miriã provavelmente foi correndo o caminho todo até sua casa para contar à sua mãe as boas novas. A mãe estava pronta para correr mais rápido que Miriã e estender os braços alegremente para seu próprio bebê.
“Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário” (Êxodo 2:9), disse a princesa.
A princesa podia não saber quem realmente era a ama, mas não havia mais necessidade de esconder o bebê. Esse menino hebreu estava vivo porque a princesa o salvou, e ninguém podia argumentar contra isso.
Não sabemos que nome seus pais deram ao bebê, mas a princesa o chamou de “Moisés”. E esse foi o seu nome a partir de então, e ele viveu por 120 anos.
Quando Moisés tinha idade suficiente para andar sozinho, aquela corajosa mãe o levou ao palácio da princesa e o deixou lá. Foi uma coisa difícil de fazer, mas sabe de uma coisa? É mais importante pertencer a Deus porque o Senhor Jesus salvou você do que pertencer a qualquer pessoa na Terra. A mãe de Moisés foi para casa e provavelmente guardou as coisinhas dele, mas ela sabia que o pequeno Moisés era um bom presente de Deus, e Deus nunca muda de ideia sobre presentes. Tanto o pai quanto a mãe não tiveram medo do mandamento do rei.
Conforme Moisés foi crescendo, ele recebeu uma boa educação e conseguia falar sobre assuntos importantes com qualquer pessoa. Mas ele nunca esqueceu que era hebreu, e isso se manifestou em sua vida. Nós contaremos a você sobre isso na próxima história.
Esta história a respeito do bebê Moisés é uma história sobre fazer o que Deus diz, não importa o que os outros digam. Você pode descobrir o que Deus quer que você faça lendo o livro d’Ele, a Bíblia. E, se você não é corajoso o bastante para fazer o que Deus diz, peça a Ele coragem, e Ele lhe dará. É preciso coragem para obedecê-Lo mesmo hoje!
“Mais importa obedecer a Deus do que aos homens” 
Atos 5:29
