Origem: Livro: Os Patriarcas

Jacó mostra sua natureza novamente

Estes são apenas fragmentos, pilares quebrados nos templos de Deus. A natureza ainda é natureza; e Jacó, logo depois de tudo isso, se revela ainda como o velho Jacó.

Alguém disse que se o Senhor tivesse afrouxado a mão com Jó, quando a primeira provação terminasse, Jó não teria recebido a bênção. Houve uma trégua; e poderia se ter pensado que tudo havia terminado. Mas o fim de Deus na graça ainda não foi alcançado; e podemos ter certeza de que a malícia de Satanás ainda não foi satisfeita. O adversário incansável recomeça, o Senhor lhe dá lugar novamente e Jó é visitado pela segunda vez.

E a natureza é tão incansável quanto Satanás. Expulse-a e ela retornará. Acabamos de ter esta pequena pausa no caminho da natureza, em Jacó, no Monte Gileade, e vimos por um momento a melhor mente nele, e algumas expressões da glória, mas estamos indo rapidamente, muito rapidamente, na verdade, para ver o velho homem novamente.

Jacó sai do Monte Gileade e, ao se aproximar dos limites da terra, os anjos de Deus o encontram. Jacó imediatamente os reconhece. “Este é o exército de Deus”, diz ele, e chamou o lugar de Maanaim.

Este era um solo santo. Os compromissos de Gênesis 28 foram cumpridos – as promessas de Betel foram resgatadas. Consequentemente, não temos escada aqui. A tutela providencial e angélica cumpriu seu ministério; Jacó foi mantido em uma terra distante e trazido para sua própria terra. A escada pode, portanto, ser retirada; e em vez de anjos subindo e descendo como entre o céu e o patriarca, anjos o encontram. Eles estão diante dele, apenas para saudá-lo ou para dar suas boas-vindas em seu retorno. O Senhor Deus de seus pais e das promessas estava dando as boas-vindas ao nosso patriarca, e ministros dos átrios celestiais foram enviados para expressar a mente de seu Rei para com ele.

Isso estava “tocando” para Jacó, e Jacó deveria ter “dançado”. Ele deveria ter respirado um espírito exultante. Ele já deveria estar em triunfo, antes da batalha ser travada, ou mesmo dos exércitos serem organizados. Ele deveria ter entrado em campo com cânticos, como Josafá. Se as hostes do céu pairavam por ele assim, o que ele tinha a temer das hostes de Esaú? “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Mas não foi assim com ele. Ele “lamenta”, em vez de dançar, com esse toque. Ele treme, ora e calcula. Ele comanda sua força, como se a batalha fosse dele. Tudo isso é religioso, mas também é incredulidade; e tudo isso faz o Senhor Se ressentir. Certamente Ele Se ressente. Tudo estava fora de harmonia em Seus ouvidos. Ele havia recebido Jacó em casa com todos os sinais de boas-vindas sinceras e honrosas, mas Jacó estava desanimado.

Compartilhar
Rolar para cima