Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Jonas Foge
Jonas 1 e 2
Deus deu a Jonas uma mensagem que começava com uma palavra simples: “Vai”. Mas, dentro de Jonas, surgiu uma resistência imediata: “Eu não quero ir.” A ordem de Deus era clara: Jonas deveria ir até Nínive e anunciar Sua mensagem especial. Mas ele escolheu não obedecer.
Certamente Jonas tinha um motivo para recusar. Todos nós encontramos justificativas quando não queremos fazer o que Deus nos pede. Ele gostou da ideia de Deus anunciar julgamento sobre Nínive, uma cidade cheia de pessoas que ele achava que não valiam nada mesmo. Mas o problema de Jonas era que ele temia de que o povo iria se arrepender e então Deus não iria puni-los. Jonas achava que eles mereciam a punição.
Isso não é muito egoísta? Jonas queria que aqueles pecadores fossem castigados, enquanto Deus queria que eles se arrependessem e fossem salvos! É por isso que Deus enviou Jonas a Nínive. E é por isso que Deus enviou Seu Filho amado ao mundo – para salvar pecadores. E é por isso que Ele está lhe enviando este anúncio agora mesmo. Ele quer que você se arrependa e seja salvo do castigo que você merece.
Mas Jonas não obedeceu a Deus. Ele seguiu o caminho oposto. Foi para Jope, embarcou num navio com destino a Társis e desceu até o porão para dormir tranquilamente.
Claro que ele pagou a passagem. Viagens como essa não são de graça. Mas a salvação é de graça, e Deus a está oferecendo a você agora mesmo. “O dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23).
Deus tinha mais a dizer a Jonas, então enviou uma forte tempestade ao mar. Foi tão aterrorizante que todos pensaram que o navio iria se despedaçar e afundar. Cada marinheiro clamou ao seu deus por proteção. Mas Jonas continuou dormindo. O capitão o acordou e clamou: “clama ao teu Deus; talvez assim Ele Se lembre de nós para que não pereçamos”.
Então, lançaram sortes, o que significa que sortearam um nome para ver quem havia sido o causador da tempestade. O nome de Jonas foi o primeiro a ser sorteado. Naquele momento aterrorizante, Jonas sabia que era impossível fugir de Deus.
Quanto terror será necessário para te ensinar? Se você aprender agora, Deus tem um caminho de escape para você. Lembre-se de que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores – para salvar você.
Embora o suicídio não fosse uma fuga de Deus, Jonas disse aos marinheiros: “Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade”.
Os marinheiros não queriam jogá-lo ao mar, então tentaram remar com toda a força para chegar à terra. Mas não funcionou. A força da tempestade tornou isso impossível.
“O salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Jonas pecou ao desobedecer a Deus. Ele deveria ser lançado ao mar, e foi isso que eles fizeram. Então o mar se acalmou. “Que Homem é Este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4:41). Por isso, os marinheiros temeram muito ao Senhor e Lhe ofereceram um sacrifício e fizeram promessas.
Para você, hoje, o sacrifício já foi oferecido, pois Cristo morreu pelos pecados. Se a lição dos marinheiros tocou seu coração, você temerá grandemente o Senhor. Seu anúncio bondoso e amoroso para você é: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:13).
O Senhor havia preparado um grande peixe para engolir Jonas. Parece horrível, não é? Imagine estar apertado dentro do seu estômago quente e úmido, esperando para ser digerido por três dias e noites de escuridão sem esperança.
Não, não é totalmente sem esperança. A eternidade no inferno é sem esperança. Mas na terrível prisão dentro do peixe, Jonas pôde orar, e sua esperança se transformou em certeza de que Deus o ouviria, mesmo no estômago do peixe no fundo do mar. Com plena confiança, Jonas disse: “Mas eu Te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação” (Jonas 2:9).
Jonas fez essa oração no meio do horror, dentro do estômago de um peixe. E você, onde está agora? Talvez sozinho ou cercado por uma multidão. Talvez se divertindo ou enfrentando dificuldades. Se você orar com fé, como Jonas orou, Deus ouvirá você e te responderá porque Cristo é o Salvador dos pecadores, e ainda não é tarde demais.
Deus ouviu as orações de Jonas vindas de dentro do estômago do peixe. E Deus falou com o peixe e ele vomitou Jonas em terra firme.
Nossa próxima história conta como Jonas mudou de ideia.
“Porque Eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”
Jeremias 29:11
