Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

Jonas Muda de Ideia

Jonas 3

O Senhor repetiu Sua mensagem a Jonas e, desta vez, obedeceu, indo até Nínive conforme o Senhor lhe havia ordenado. A cidade era enorme, cercada por um alto muro de proteção. Lá viviam o rei, todos os seus nobres, todo o povo e todo seu gado. Como não havia refrigeração, essa era a única forma de garantir carne fresca. A cidade era tão grande que levava três dias para atravessá-la a pé.

Jonas caminhou por um dia pela cidade e proclamou o anúncio de Deus: “Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida (destruída)! Jonas teria ficado feliz se Nínive tivesse sido destruída sem aviso, MAS DEUS NÃO É ASSIM! É por isso que Ele providenciou este Livro [a bíblia] para você. Aceite-o como vindo de Deus como um aviso amoroso, porque Ele quer salvá-lo agora. De alguma forma, O anúncio de Jonas chegou até o palácio do rei. (Existe algum lugar onde Deus não possa alcançar você?). O rei então se levantou do trono, tirou sua veste luxuosa, vestiu panos de saco e sentou-se sobre cinzas. Era uma atitude de grande humilhação, mas tanto ele quanto o povo de Nínive creram em Deus, e nada mais importava–nem roupas finas, nem banquetes, nem planos grandiosos. O rei e seus nobres decretaram que todos, inclusive os animais, deveriam vestir panos de saco e não poderiam comer e beber nada. Todos deveriam clamar intensamente a Deus e abandonar seus atos perversos, esperando que Ele os ouvisse.

Será que é tão importante assim? Eles nem sequer tinham a promessa de que Deus ouviria o seu clamor, embora eu tenha certeza de que, com todos aqueles animais famintos, adultos e crianças, o clamor era muito alto!

Mas você e eu temos a promessa de que Deus ouvirá até mesmo um sussurro. O precioso sangue de Jesus já foi derramado pelos pecadores, e Sua promessa é frequentemente repetida em Sua Palavra: “O que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37). Tenha a certeza de que você é bem-vindo. Não se preocupe com suas roupas, jantares e bons momentos agradáveis. Clame a Ele agora e deixe sua maldade para trás. Não há “talvez” em Seu perdão.

O Senhor viu o arrependimento do povo de Nínive e sua mudança de atitude, então decidiu não enviar o julgamento que havia prometido. Que alívio!

Mas a história de Nínive não termina aqui. Eles não tinham um sacrifício para seus pecados, e embora Deus tenha adiado o julgamento, ele chegou mais tarde. O povo de Nínive retornou aos seus maus caminhos, e a cidade foi completamente destruída, soterrada por séculos. “Ser bom” só porque você tem medo não é suficiente. O precioso sangue de Jesus é o único sacrifício que pode apagar seus pecados do passado, e somente Deus, por Seu Espírito, pode lhe dar uma nova vida. Tentar melhorar não é suficiente. Se o julgamento de Deus não caiu sobre Jesus pelos seus pecados, então ele deve cair sobre você para sempre. Não há outra esperança.

O que Jonas achou do fato de Deus ter adiado o julgamento sobre Nínive? Leia a próxima história e veja!

“Deus… quer que todos os homens se salvem”
1 Timóteo 2:4

Compartilhar
Rolar para cima