Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Jonas Sente Pena de si Mesmo
Jonas 4
Quando os quarenta dias de advertência divina terminaram e o julgamento não veio, Jonas ficou decepcionado. A cidade continuava a mesma – os mesmos edifícios, o mesmo muro, as mesmas pessoas. Jonas ficou tão irado por Deus não ter enviado o julgamento sobre Nínive que pediu a Deus que tirasse sua vida.
Por que Jonas estava tão infeliz? Porque ele sabia que Deus é misericordioso, paciente e cheio de bondade. Mas Jonas não queria que essa bondade fosse demonstrada aos seus inimigos. No entanto, não importa o que pensamos ou quão irados estamos, não podemos mudar o caráter de Deus.
Jonas subiu ao topo de uma colina para observar a cidade, para ver se ela seria destruída. Talvez você se lembre de que Jesus, o Filho de Deus, também olhou para uma cidade condenada – Jerusalém – com lágrimas no rosto cheio de amor. Ele teria estendido alegremente Seus braços, como as asas de uma galinha, para cobri-los a todos com segurança contra o juízo, mas eles não vieram a Ele. Em vez disso, preferiram crucificá-Lo, e a cidade foi destruída. Todas as pessoas, até mesmo as crianças, perderam a vida.
Jonas não chorou por Nínive. Ele sentiu muita pena de si mesmo e de sua reputação, pois a cidade não foi destruída como ele havia anunciado. Agora, o Sol quente dos trópicos queimava sua cabeça.
Deus Se importava com Jonas mesmo que ele estivesse irado, e fez crescer rapidamente uma aboboreira para fazer sombra sobre sua cabeça. Jonas ficou muito feliz pela sombra sobre sua cabeça, mas ainda estava longe de entender o coração amoroso de Deus. Deus ainda Se importava tanto com a atitude errada de Jonas que preparou um verme para roer a planta, e ela secou e morreu. Jonas novamente voltou a sentir o Sol escaldante e o vento quente que soprava contra ele, até que se sentiu tão miserável que apenas desejava morrer. Agora, Jonas estava irado por causa da aboboreira.
O que está deixando você com raiva agora? Será que é porque Deus está permitindo dificuldades em sua vida? Ele certamente fez isso com Jonas. Se isso te causa revolta, talvez ainda não tenha aprendido a conhecer o Deus que te ama com amor perfeito. Ele é o mesmo Deus amoroso que enviou Seu único Filho para morrer por pecadores como você. Se você atender ao Seu chamado, você O ouvirá dizer: “Com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí” (Jeremias 31:3).
Não podemos contar o final da história de Jonas porque Deus não nos contou. Mas Ele lembra a Jonas que, naquela grande cidade que ele queria ver destruída, havia mais de 120.000 pessoas que não sabiam distinguir a mão direita da esquerda. Essas eram crianças muito pequenas, pelas quais Ele certamente Se importava profundamente! Ele ainda Se importa muito com cada criança, pois Jesus disse: “Não é da vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca” (Mateus 18:14).
E Ele Se importa muito com você. Você aceitou a Sua misericórdia e amor?
“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo”
Atos 13:31
