Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Josias, o Rei
2 Crônicas 34 e 35:1-19
Josias tinha seis anos quando seu avô faleceu. Seu jovem pai reinou por apenas dois anos e, agora, com apenas oito anos de idade, Josias se tornou rei, assentando-se naquele grande trono de Judá.
Provavelmente ele aprendeu e brincou como os meninos costumam fazer até os dezesseis anos, e durante todo esse tempo a Palavra de Deus repousava como uma boa semente no coração de Josias. Porém, aos dezesseis anos, ele começou a sentir o peso de suas responsabilidades como rei e passou a buscar o único Deus verdadeiro, o Deus do rei Davi. O pai de Josias havia sido um homem ímpio, mas aqui está uma lição para você: não permita que o mau exemplo de alguém afaste você de Deus ou o leve a fazer coisas más. Se você conhece alguém que ama e segue o Senhor Jesus, esse é o exemplo que deve ser seguido. Foi exatamente o que Josias fez. Ele conhecia a história do rei Davi, que escreveu: “O Senhor é o meu pastor”, e foi esse mesmo Senhor que Josias queria seguir também.
Josias não tinha uma Bíblia, mas aprendeu muitas coisas boas. Ele poderia ter aprendido muitas coisas ruins, como seu pai aprendeu, mas teve uma escolha a fazer, assim como você. Ele sabia que o Senhor é o único Deus verdadeiro e que toda outra adoração é falsa. Por isso, ordenou que todos os ídolos e altares usados para adorar deuses falsos fossem destruídos. Este era seu dever como rei, e ele o cumpriu.
Mas não se pode simplesmente retirar a adoração de ídolos e deixar o povo sem direção. Josias desejava que o povo adorasse o Deus verdadeiro. Para isso, enviou Safã e outros ao templo de Deus para limpar a bagunça e reparar as paredes danificadas. Hilquias, o sacerdote, estava lá para ajudá-los.
De repente, todo o barulho das vassouras, pás e martelos parou, enquanto todos pararam para ouvir uma grande notícia. Hilquias havia encontrado um livro! Em meio ao entulho, ele descobriu o Livro da Lei do Senhor, escrito por Moisés. Era uma verdadeira Bíblia! Não a Bíblia completa, pois Deus ainda não havia vindo à Terra na Pessoa de Seu Filho Jesus, e Jesus ainda não havia morrido na cruz e retornado ao céu. Mas foi uma descoberta maravilhosa, porque era realmente a Palavra de Deus.
Você sabe onde está sua Bíblia? Está debaixo de uma pilha de revistas ou esquecida na estante, sem nunca ter sido lida? Safã levou aquele livro precioso para o rei Josias. Não sabemos ao certo se o rei sabia ler, mas ele ouviu atentamente enquanto Safã lia para ele. O que foi lido deixou Josias terrivelmente triste, pois ele percebeu que o povo de Judá tinha desobedecido às leis do Senhor e estava enfrentando os julgamentos divinos. Ele entendeu que suas roupas reais não poderiam escondê-lo de Deus e, em desespero, rasgou suas próprias vestes.
Em seguida, enviou Safã para consultar o Senhor sobre o Livro. Mas lembre-se: você não precisa enviar outra pessoa para falar com o Senhor em seu lugar. Ele lhe garante: “E será que antes que clamem Eu responderei; estando eles ainda falando, Eu os ouvirei” (Isaías 65:24). Clame a Deus em nome do Senhor Jesus. Ele tem uma resposta cheia de alegria para o seu desespero, pois Jesus morreu por você! Ele está mais disposto a salvá-lo de sua desobediência do que você está em receber essa salvação.
Deus deu a Josias a resposta. Nada poderia mudar o julgamento prometido, pois Deus sempre cumpre Sua Palavra. O julgamento prometido viria, mas Deus disse a Josias que não aconteceria durante sua vida, porque Ele valorizava o seu arrependimento.
Deus dá a mesma resposta a você. Sim, o julgamento prometido virá sobre este mundo, mas, se você se arrepender e confiar no Senhor Jesus como Aquele que tomou esse juízo em seu lugar, Ele promete levá-lo para Sua casa antes que esse juízo aconteça. Você confiará n’Ele?
Josias queria adorar o Senhor, mas realmente não sabia como. Então, ele buscou no Livro da Lei do Senhor e descobriu exatamente como Deus havia instruído Seu povo a adorá-Lo. Eles separaram 30.000 cordeiros e cabritos prontos para oferecer ao Senhor. Esses animais foram sacrificados, e o sangue foi oferecido a Deus. Depois, eles os assaram, festejaram juntos e os cantores formaram um coral maravilhoso. Foi um momento de grande alegria. Josias tinha 26 anos quando esta festa da Páscoa foi celebrada. Nem mesmo o rei Salomão havia celebrado uma festa tão magnífica ao Senhor.
Você percebeu que a adoração deles começava com a morte de cordeiros como sacrifício a Deus? Se você realmente deseja adorar a Deus, deve começar da mesma forma. Mas não é preciso sacrificar um cordeiro, e sim agradecer e louvar ao Senhor Jesus, o santo Cordeiro de Deus, que já foi sacrificado por você. O festejar, a alegria e o canto vêm somente depois de crermos que Seu precioso sangue foi oferecido por nós.
Mas aconteceu outra coisa que contaremos em outra história.
“O sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado”
1 João 1:7
