Origem: Livro: Os Patriarcas
Justo aos olhos de Deus
Foi, no entanto, diferente com Abraão. O rei de Gerar procurou Abraão em seus dias, e o procurou pelo mesmo motivo e com o mesmo desejo. Abraão o encontra com um espírito de perdão tão nobre quanto Isaque teria feito, com igual disposição de coração e mão para aceitá-lo e se comprometer com ele. Mas com tudo isso ele o repreende e o faz sentir as repreensões. “Abraão, porém, repreendeu Abimeleque”, como lemos, mas algo que não lemos no caso de Isaque. Abraão não o despedirá satisfeito consigo mesmo, como Isaque fez, com um orgulho não respondido em sua boca sobre as virtudes dele e de seu povo. Ele lhe assegurará, tão plenamente quanto Isaque poderia ter feito, seu pleno perdão e reconciliação; mas Abraão não esconderá isso dele, para que sua consciência tenha uma questão com ele, embora seu vizinho possa aceitá-lo e perdoá-lo; que há assuntos (como entre ele e o Senhor) que o banquete de Abraão e a amizade de Abraão nunca poderiam resolver.
Isto foi real, real diante de Deus, onde a realidade, amados, sempre nos coloca. Que possamos conhecer melhor esse segredo e sermos corretos diante d’Ele! Isso foi belo – e com isso Abraão estava abençoando Abimeleque, e não apenas o agradando. Mas não foi assim com Isaque e podemos deixá-lo nesta ocasião, em Gênesis 26, com algo desta indagação em nosso coração: Foi a mera natureza, ou a mente renovada do santo, que agiu dessa maneira? – uma questão que ainda ocorre.
Isaque era um eleito, tão certamente quanto Abraão era; um estrangeiro com Deus na Terra; alguém que usou seu altar como também o carregou. Ele estava meditando no campo quando recebeu sua Rebeca e orou por misericórdia, quando Esaú e Jacó lhe foram dados. Falamos de caráter nele apenas quando o contrastamos com outro dessa maneira. Falamos dos modos vivos e práticos de um santo; e vemos nele o que estava aquém de ser um testemunho de Deus no exterior, embora amável e devoto em casa. Isto é encontrado em Isaque e coisas semelhantes ainda são encontradas, posso dizer mais uma vez, como muitos de nós sabemos, para nos tornar humildes. Como alguém me disse uma vez: “Há muita coisa que é considerada espiritual por outros, porque é feita para os olhos e o gosto de nossos companheiros Cristãos, e não, como na presença de Deus, com um coração simples para com Ele”.
