Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
O Lanche de um Rapaz Alimenta uma Multidão
João 6:1-14
Havia uma grande multidão – milhares de pessoas – e elas estavam famintas. Já vimos imagens de pessoas famintas assim, e talvez alguns de vocês tenham passado por momentos de fome. A maioria de nós não sabe o que é sentir fome de verdade. Queremos ajudar aqueles que passam por isso, mas nem sempre sabemos como.
O Senhor Jesus olhou para cima e viu uma multidão assim. Eles O seguiam porque viam quão maravilhosamente Ele curava os doentes e queriam participar dos Seus milagres. Havia alguns discípulos próximos a Jesus que estavam ali porque O amavam e haviam atendido ao Seu chamado para segui-Lo. Um deles era Filipe.
No coração de Jesus há sabedoria, amor e poder perfeitos. Jesus queria que Filipe (e você e eu também) soubesse disso, então fez uma pergunta para testá-lo: “Onde compraremos pão, para estes comerem?” (João 6:5). A ideia de Filipe era comprar duzentos dinheiros em pão, e com isso talvez todos pudessem ter um pouco. Filipe nem tinha dinheiro, mas essa ideia foi a melhor que lhe ocorreu.
Quando você enfrenta um problema, já tentou oferecer a Deus a melhor ideia que vem à sua mente para resolvê-lo? Assim como o plano de Filipe, seu plano é tão pequeno que não serve para nada. Você já parou para pensar que está falando com o mesmo Jesus que tem sabedoria, amor e poder perfeitos? Responda à pergunta de teste dizendo a Ele que você não sabe a resposta, mas tem certeza de que Jesus sabe. Filipe não sabia a resposta certa. Mas ele poderia ter dito: “Mostra-nos, Senhor”. Quando você não souber a resposta, confie no Senhor e diga: “Mostra-me, Senhor”.
Havia outro discípulo ali, um homem quieto chamado André. Ele se levantou e disse a Jesus: “Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos”. Pareceu quase envergonhado com tal sugestão, então acrescentou: “Mas o que é isto para tantos?”. Talvez não fosse uma boa pergunta, mas ele perguntou à Pessoa certa. Entregue o problema a Jesus e dê a Ele o que você tem e veja o que as mãos d’Ele farão!
Não sabemos mais nada sobre o rapaz, mas sabemos que ele estava disposto a entregar a Jesus não apenas parte de sua comida, mas tudo o que tinha. Imagine a alegria que ele sentiu ao ver Jesus multiplicar aqueles alimentos e participar pessoalmente daquela ceia milagrosa!
A Bíblia não revela o nome do rapaz, mas o importante é que Jesus sabia quem ele era. Há algum jovem lendo ou escutando isso? Há alguém disposto a entregar a Jesus algo que lhe seria útil, se o guardasse para si?
Então Jesus disse: “Façam os homens se sentarem”. Havia bastante grama para se sentarem, e Marcos nos conta que eles estavam sentados em grupos de cinquenta pessoas, homens, mulheres e crianças, provavelmente pelo menos dez mil no total. Com um suprimento tão pequeno de comida à disposição, os discípulos de Jesus realmente deviam estar confiando n’Ele quando acomodaram a multidão faminta para o jantar.
Então Jesus agradeceu a Deus, Seu Pai, pela comida. E dividiu o pão e o peixe para que Filipe e os outros discípulos pudessem passá-los às mãos ansiosas, estendidas para o jantar.
Você agradece a Deus pela sua comida antes de comer? Cada pedaço vem de Deus, e se você estiver com fome, estará pronto para comer tudo. Mas você às vezes reclama um pouco se não for o seu prato favorito? “Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Efésios 5:20).
Onde está Jesus agora? Por que Ele não está aqui para alimentar os famintos hoje? Porque foi rejeitado. As multidões gritavam: “Tira, tira, crucifica-O!” E então Ele Se foi. Mas e o seu coração? O que ele diz a Jesus agora? Agimos como as multidões egoístas e perversas, e nos afastamos de Jesus enquanto aproveitávamos de Suas dádivas, e agora Ele Se foi. Mas Jesus ressuscitou dos mortos e vive no céu, com a mesma sabedoria, amor e poder que encheram Seu coração quando Ele esteve aqui. Ele está pronto para perdoar você – pronto para torná-lo Seu. Ele o ama e morreu por você. Você virá a Ele agora mesmo?
Depois que todos terminaram de comer, Jesus pediu aos Seus discípulos que recolhessem as sobras e descobriram que havia doze cestos cheios de comida. O que fizeram com tudo isso? Não se preocupem. Jesus não nos revela todos os detalhes sobre como Ele supre nossas necessidades. Se Jesus é o seu Salvador, você nunca ficará sem a última migalha da Sua sabedoria, amor e poder. Seu cesto estará sempre cheio.
“O meu Deus, segundo as Suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”
Filipenses 4:19
