Origem: Livro: A Epístola aos HEBREUS

Lembrar-Se dos Líderes Cristãos que Nos Antecederam (vs. 7-8)

Ao se afastarem do judaísmo, os crentes hebreus poderiam pensar que o escritor estava pedindo a eles que dessem as costas à sua longa herança naquela religião. Mas ele não diz isso. Abraão, Moisés, Davi, etc., ainda precisavam ser valorizados por sua fidelidade, como indica o capítulo 11. O que eles precisavam ver era que agora também tinham uma herança Cristã de líderes valiosos, dos quais se lembravam.

Essa companhia de crentes hebreus tinha líderes que lhes haviam ensinado a Palavra de Deus, que deveriam valorizar e buscar ajuda espiritual e encorajamento neles. Por isso, o escritor diz: “Lembrai-vos dos vossos guias [líderes – JND], os quais vos pregaram a Palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida [sua maneira de viver – ARC], imitai a fé que tiveram” (ARA). “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente”. O fato de dizer: “os quais vos pregaram (no tempo passado) indica que esses “líderes” Cristãos tinham ido para o Senhor e não estavam mais na Terra. J. N. Darby disse: “Ao exortá-los (v. 7) a lembrar daqueles que guiaram o rebanho, ele fala daqueles que já partiram em contraste com aqueles que ainda vivem (v. 17)” (Synopsis of the Books of the Bible, em Hebreus 13:7; veja também Collected Writings, vol. 27, pág. 321, 413). Embora tivessem ido para estar com o Senhor, a fé deles havia deixado um legado de caráter e coragem Cristãos para aqueles que, nas futuras gerações, os “imitassem”. Estêvão (At 7) e Tiago (At 12) seriam exemplos desses, talvez Judas Barsabás e Silas fossem outros (At 15:22). Estes eram “varões distintos entre os irmãos”. Alguns desses líderes podem ter estado na supervisão de uma assembleia local, mas W. Kelly aponta que essa não é a força da palavra usada aqui. O sentido é o de líderes de um modo geral (The Epistle to the Hebrews, pág. 261).

Nota: ele diz: “imitai a que tiveram”. Não diz que deveriam imitar seus maneirismos, ou suas características, ou a maneira como falavam publicamente no ministério. Fazer isso é tornar-se um clone desses queridos servos de Deus, o que não é a vontade de Deus. Assim como uma estrela difere de outra estrela em glória (1 Co 15:41), Deus quer que todos nós brilhemos em nosso próprio caminho individual. Era a “fé” deles que deveriam imitar (1 Co 11:1; Ef 5:1). Esses líderes que já tinham partido eram um testemunho do fato de que caminhar por fé no caminho Cristão pode ser feito vitoriosamente.

A “maneira de viver” deles [essência de suas vivas – JND] era “Jesus Cristo”. Cristo era o objetivo em tudo que aqueles homens haviam buscado na vida. É a razão pela qual seguiram em linha reta. Esses crentes hebreus deviam considerar isso e seguir seu exemplo, fazendo de Cristo o Objeto e o Centro de suas vidas. O escritor acrescenta que “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente”. Isto é, os tempos podem mudar e aqueles que serviram a sua geração pela vontade de Deus “dormiram” (At 13:36), mas Cristo está sempre presente para cada nova geração, pois Ele nunca muda.

Compartilhar
Rolar para cima