Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

O Leproso Cometeu um Erro

Marcos 1:40-45

Vocês já ouviram que Jesus cresceu entre os pobres, num lugar chamado Galileia. Quando Ele Se tornou um Homem, Ele não Se levantava com orgulho e fazia com que as multidões O ouvissem.

Ao amanhecer, Jesus levantou-Se cedo e foi a um lugar tranquilo no deserto, onde orou. Foi nesse dia que um leproso veio até Ele. Um leproso era uma pessoa que tinha uma doença mortal chamada lepra. Como outras pessoas podiam contrair a doença de um leproso, ele era chamado de “impuro” e ninguém devia tocá-lo. Este pobre leproso estava miserável, sem esperança e solitário. Mas ele ainda podia ouvir as notícias da cidade e ouviu falar de Jesus, que podia curar um leproso daquela doença terrível!

Boas notícias? Sim, se forem verdade.

Mas temos notícias melhores do que essa para você agora. Não se trata apenas de um médico inteligente que tem a cura para o câncer, a AIDS ou alguma outra doença terrível. Há o Salvador dos pecadores que pode tirar todos os seus pecados para sempre e tem um lar no céu para você! Ele te ama e deu a vida por você. Você faria o que aquele leproso fez e simplesmente viria?

O leproso tinha certeza do poder de cura de Jesus, mas não tinha muita certeza se Jesus curaria um pobre leproso. Talvez Jesus estivesse muito ocupado ou talvez curasse apenas pessoas ricas e importantes.

Você está se perguntando: Ele está disposto a me curar?

Não, Ele não o fará se você não for pecador. Mas se você é um pecador – pequeno ou grande, rico ou pobre – venha e veja! Suas promessas têm todo o poder de Deus por trás delas: “O que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37).

O leproso caiu de joelhos diante de Jesus. Ele ainda não tinha certeza se Jesus estava disposto, mas Jesus se moveu de compaixão. Era mais do que um poder vindo do céu para curar um pobre humano; era o coração amoroso de Jesus, que sabe o que sofremos e que se compadece em sofrer conosco. Jesus o tocou e disse: “Quero; sê limpo.” E imediatamente todo vestígio de lepra desapareceu!

Jesus ordenou ao leproso curado que não contasse nada a ninguém. A primeira coisa que ele deveria fazer era se apresentar ao sacerdote e fazer uma oferta pela sua cura, como Moisés havia ordenado. Se fizesse isso, o sacerdote talvez tivesse que examinar as Escrituras para descobrir qual deveria ser a oferta, já que talvez nunca tivesse tido um leproso curado vindo até ele antes. O sacerdote poderia se perguntar Quem era Aquele Homem maravilhoso que poderia fazer algo tão grandioso. Se examinasse as Escrituras com mais profundidade, descobriria que Jesus era verdadeiramente o Enviado que Deus havia prometido há muito tempo.

Mas o leproso curado não seguiu as instruções de Jesus. Ele ficou tão animado que contou a todos e clamou em todos os lugares: “Jesus me curou!” Isso era verdade e maravilhoso, mas não era a escolha de Deus para ele. Sua cura era evidente, mas, até onde sabemos, ele nunca foi ao sacerdote para falar sobre isso, como Jesus havia instruído.

Se você for verdadeiramente purificado dos seus pecados, haverá uma mudança em você também, e ela começa por dentro. Você tem um novo propósito agora, e isso muda toda a sua vida. Você pertence a Jesus? Deixe que Ele lhe mostre o que fazer. Aquele homem curado atrapalhou a obra de Jesus ao contar a todos sobre isso, de modo que Jesus não pôde mais entrar abertamente na cidade.

Deixe Jesus escolher por você. O caminho d’Ele é perfeito.

“O caminho de Deus é perfeito; a Palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que n’Ele confiam”
Salmo 18:30

Compartilhar
Rolar para cima