Origem: Livro: A Lei do Leproso

Capítulo 2 – Todo Coberto

Levítico 13:12-15

Vamos agora continuar com os versículos 12 e 13. Lá lemos uma declaração extraordinária. “E, se a lepra florescer de todo na pele e a lepra cobrir toda a pele do que tem a praga, desde a sua cabeça até aos seus pés, quanto podem ver os olhos do sacerdote, então, o sacerdote o examinará, e eis que, se a lepra tem coberto toda a sua carne, então, declarará limpo o que tem a mancha: todo se tornou branco; limpo está”.

Estranho! Estranho!! Estranho!!! Quando alguns meses ou anos antes de ser levado ao sacerdote com apenas uma pequena inchação, pústula ou ponto brilhante, o sacerdote o declarou impuro, e ele teve que sair do arraial e morar sozinho. Agora ele está todo coberto, e o que diz o sacerdote? “Você está limpo!”. Na verdade, estranho! Qual pode ser o significado disso?

6 – “Se a lepra florecer de todo na pele” – Lv 13:12
Bible Light Publishers P.O. Box 442, Fo Tan, New Territories – Hong Kong BTP # 3818

Isso nos fala de um pobre pecador, que não tem uma palavra de bem a dizer sobre si mesmo. Podemos ver muitos leprosos que estavam todos cobertos de lepra na Bíblia, e todos foram purificados. Veja Pedro em Lucas 5. Ele descobre pela primeira vez que está coberto de lepra. Ouça-o: “Senhor, ausenta-te de mim, por que sou um homem pecador”. (ou, “um homem cheio de pecado”) (Lc 5:8). Se você tiver um copo cheio de água, não tem espaço para mais nada. Se você tem um homem cheio de pecado, não tem espaço para nenhum bem nele. Tal era o apóstolo Pedro. Procure mais no mesmo capítulo, versículo 12: “E aconteceu que, quando estava em uma daquelas cidades, eis que um homem cheio de lepra, vendo a Jesus, prostrou-se sobre o rosto e rogou-Lhe, dizendo: Senhor, se quiseres, bem podes limpar-me. E Ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero; sê limpo” (Lc 5:12-13). Nunca houve um homem cheio de pecado ou cheio de lepra que precisasse esperar mais tempo para ser purificado. O Sacerdote, nosso Salvador, está apenas esperando por tais homens. Olhe para o ladrão na cruz: “nósrecebemos o que os nossos feitos mereciam” (Lc 23:41). E naquele dia ele estava no paraíso com o seu Salvador e Senhor. Veja o filho pródigo em Lucas 15:21- “Pai, pequei contra o céu e perante ti”, e instantaneamente os braços do pai estavam em volta do pescoço do filho e “o cobriu de beijos” (Lc 15:20 – JND). Olhe para o publicano em Lucas 18:13: “Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!”, e ele voltou para casa justificado. Veja Paulo: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum” (Rm 7:18). Veja Jó: “Eis que sou vil; que Te responderia eu? A minha mão ponho na minha boca” (Jó 40:4). E ainda: “Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza” (Jó 42:6). Mas justificado de uma vez. Veja, novamente, Isaías: “Ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros” (Is 6:5). Instantaneamente: “a tua iniquidade foi tirada, e purificado o teu pecado” (Is 6:7).

7 – “O sacerdote examinará” – Lv 13:13
Bible Light Publishers P.O. Box 442, Fo Tan, New Territories – Hong Kong BTP # 3818i

Sim, amigo, todos esses homens foram purificados da mesma maneira. Todos descobriram que não só eram leprosos, mas que estavam cheios de lepra, do alto da cabeça até a planta dos pés. Nenhum desses homens estará no céu por suas próprias boas obras. Todos eles se levantam e testemunham que: “Não há quem faça o bem, não há nem um só” (Rm 3:12). Caro leitor, onde Pedro, Paulo, Jó, Isaías e todos os outros santos na glória falharam – você não pode ter sucesso. Cada um deles estava perdido e arruinado e a caminho do inferno, e todos eles reconheceram isso e tomaram seu lugar como pobres pecadores perdidos e arruinados, e somente naquele lugar eles obtiveram perdão e purificação. Somente nesse estado você também pode obter perdão e purificação.

Lemos em Jó 33:27-28 (JND): “Ele cantará diante dos homens, e dirá: Pequei, e perverti o que era reto, e não me foi retribuído; livrou a minha alma de entrar na cova, e a minha vida verá a luz”. Não haverá uma pessoa no céu que cante: “Eu nunca pequei, e por isso eu cheguei aqui por mim mesmo”. O cântico acima fala de nossa ruína sem esperança – e da graça de Deus.

Venha então! Venha agora! Venha como está para Esse gracioso Sacerdote. Ele está esperando. Ele diz, “Vinde, então, e argui-Me, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã” (Is 1:18). Ele sabe que você está cheio de lepra – cheio de pecado – mas você crerá no testemunho d’Ele sobre você? Você tomará o lugar de um pecador perdido, cheio de pecado? Se assim for, a purificação, o perdão, a paz e a bênção são seus.

8 – “Carne viva” – Lv 13:13
Bible Light Publishers P.O. Box 442, Fo Tan, New Territories – Hong Kong BTP # 3818

Mas, mais uma palavra antes de nos afastarmos dos versículos em Levítico 13. Está escrito, “Mas, no dia em que aparecer nela carne viva, será imundo. Vendo, pois, o sacerdote a carne viva, declará-lo-á imundo; a carne é imunda: lepra é” (vs. 14-15). Isso nos fala do homem que, embora se reconheça ser um pecador, está disposto a continuar em pecado. Ele está todo coberto de lepra, mas há carne viva, pecado, trabalhando ativamente nele. É muito notável que, embora haja muitos homens na Escritura que tomam o lugar de dizer: “Eu pequei”, contudo, nem todos eles obtêm a purificação. Davi (2 Sm 12:13), Neemias (Ne 9:33), Jó (Jo 40:4; 42:6), Isaías (Is 6:5; 64:6), Jeremias (Jr 14:7, 20), Daniel (Dn 9:5), Miquéias (Mq 7:9), o filho pródigo (Lc 15:21) e o ladrão na cruz (Lc 23:41): Todos eles tomaram o lugar de pecadores e todos receberam purificação ou bênção. Mas veja Faraó (Êx 9:27; 10:16), Balaão (Nm 22:34), Acã (Js 7:20), Saul (1 Sm 15:24; 26:21), Simei (2 Sm 19:20) e Judas (Mt 27:4). Todos eles confessam que pecaram, mesmo assim perecem. Todos eles admitem a lepra, mas têm a carne viva aparecendo. Não havia ódio ao pecado. Não havia desejo de se afastar e desistir dele. Não havia arrependimento verdadeiro. Mas o mal ativo ainda estava a trabalhar na carne deles.

Quando conhecemos a maravilhosa graça de Deus que me toma, um pobre pecador cheio de pecado, e nessa condição terrível me purifica e perdoa, e me leva a Deus – essa graça me faz desejar ser santo, e desejar que o pecado não tenha domínio sobre mim (Veja Romanos 6:14). Se eu permitir que o pecado ativo continue operando em mim sem controle, é uma prova de que não conheço a graça de Deus que purifica e perdoa. João escreve: “Aquele que pratica o pecado procede do diabo” (1 Jo 3:8 – ARA).

Isso não significa que, depois de sermos salvos, nunca mais pecaremos. O apóstolo João escreve claramente sobre pessoas que dizem isso: “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos” (1 Jo 1:8). Observe que não enganamos a Deus ou a outras pessoas, mas apenas a nós mesmos.

Esse versículo em Levítico também não significa que, se pecarmos, isso será uma prova de que nunca fomos salvos. Quantas vezes o diabo tem atormentado jovens Cristãos dessa maneira. Uma ovelha pode cair na vala e ficar suja, mas isso não significa que não seja uma ovelha, e fica infeliz até sair e ficar limpa mais uma vez. Um porco se delicia com a sujeira da vala. Um “pratica” a sujeira, o outro não, pois, a odeia. Uma porca que é lavada sempre voltará a chafurdar na lama (veja 2 Pedro 2:22). Mas sempre foi uma porca – nunca se tornou uma ovelha.

Aquele a quem o Senhor Jesus purifica é transformado, não apenas por fora, mas também por dentro, quando é nascido de novo. O Senhor lhe dá um coração limpo, uma nova natureza que odeia, aborrece e abomina o pecado, e nunca é feliz, aquele em quem essa natureza habita, se cair em pecado, até que ele seja restaurado.

Compartilhar
Rolar para cima