Origem: Livro: A Lei do Leproso

Capítulo 4 – “Imundo! Imundo”

Levítico 13:45-46

“Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta; e cobrirá o lábio superior e clamará: Imundo, imundo. Todos os dias em que a praga estiver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial” (vs. 45-46).

9 – “Totalmente imundo; na sua cabeça tem a sua praga” – Lv 13:44
Bible Light Publishers P.O. Box 442, Fo Tan, New Territories – Hong Kong BTP # 3818

Esses tristes versículos nos dão uma figura vívida do pecador. Pode ser que antigamente ele fosse capaz de usar suas roupas para cobrir as manchas de lepra. Mas, agora as roupas dele devem ser rasgadas. Não há como cobrir a contaminação dele agora. “Todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos d’Aquele com quem temos de tratar” (Hb 4:13). Adão tentou se cobrir com folhas de figueira, mas falhou, e quando Deus desceu ao jardim ele teve que assumir, “Ouvi a Tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me” (Gn 3:10).

Pobre pecador, suas roupas estão rasgadas aos olhos de Deus; Ele o vê nu. Cada mancha de pecado e impureza é clara para Ele. Você não pode cobri-lo. Onde Adão falhou, não há esperança para você de ter sucesso, e lembre-se: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28:13).

“E a sua cabeça será descoberta”. Não há nada para cobrir sua cabeça culpada. Entre você e o alto céu não há nada para protegê-lo. Toda a ira de um Deus que odeia o pecado, repousa sobre sua cabeça descoberta e desprotegida. “Mas a ira de Deus sobre ele permanece” (Jo 3:36). O sacerdote descobre a cabeça da esposa infiel em Números 5:18. Não há nada sob o qual ela possa se esconder.

Lemos sobre alguns que podem dizer: “Tu cobriste a minha cabeça” (Sl 140:7), mas o pobre leproso deve tirar qualquer cobertura que possa ter tido. “Sua cabeça descoberta” conta uma das verdades mais terríveis e solenes, que é possível para a mente do homem entender, sobre o pecador contaminado.

10 – “As vestes serão rasgadas, e sua cabeça descoberta e cobrirá seu lábio superior” – Lv 13:4
Bible Light Publishers P.O. Box 442, Fo Tan, New Territories – Hong Kong BTP # 3818

Caro leitor, a sua cabeça está coberta? Ou o olho de Deus não vê nada além de imundícia e corrupção – sem nada sob o qual você possa se esconder?

“E cobrirá o lábio superior e clamará: Imundo, imundo” (v. 45). Embora sua cabeça deva estar descoberta, sua boca deve estar coberta. O próprio fôlego do leproso só pode trazer impureza. Não há uma sugestão de que, ao fazer o seu melhor, ele possa algum dia estar apto para a presença de um Deus santo. Não, ele não está apto nem mesmo para a companhia de seus semelhantes que não estão igualmente contaminados. Seu único clamor é um triste lamento de advertência: “Imundo! imundo!”. Que tolice para qualquer pobre pecador sugerir que ele pode se purificar quando está em uma condição tão terrível que cada respiração que ele toma é contaminada e contaminante.

O resto do capítulo fala da lepra numa roupa ou numa pele. Se o Senhor permitir, podemos olhar para esses versículos mais tarde, mas agora seguiremos o caminho do pobre leproso contaminado e veremos o caminho de purificação de Deus – quando o homem estiver sem esperança e desamparado, quando não tiver como se purificar.

Compartilhar
Rolar para cima