Origem: Livro: Os Patriarcas
Libertação total
E ele é novamente o pai de uma família, uma família também, como posso dizer novamente, de uma nova ordem – nada precisa ser corrigido entre eles, mas tudo está em feliz e santa comunhão, o coração do pai voltado para o filhos, e o coração dos filhos ao pai. No início, ele teve que observar seus caminhos e tomar providências pelo mal que pudessem ter cometido. Mas no final não há nada disso; seu pai só precisa olhar para eles com admiração e deleite. Os filhos despertaram medo a princípio, mas agora contentamento.
E ainda mais, nesta bela cena milenar ou de ressurreição, que assim encerra esta história, o vento tempestuoso é silenciado e os relâmpagos do trovão não atingem mais. Nestes dias de um segundo Noé, tal como Jó foi (o senhor de um novo mundo), as águas que antes “prevaleciam” agora “cessaram”. E os caldeus e os sabeus já não mais saqueiam o despojo, nem saqueiam a presa. Agora “adversário não há, nem algum mau encontro”, “não haverá mais cananeu na Casa do SENHOR”. Nada fere ou destrói em todo o monte santo. O Senhor livra Seu povo daqueles que se serviram deles.
Tudo isso está prometido e retratado para nós aqui. E, o que pode ser considerado de valor ainda mais profundo para nós: o próprio grande inimigo, o agente pronto e desejoso de todos os danos e tristezas que surgiram, também se foi. No início ele está em ação, atuando como acusador no céu e como atormentador na Terra. E é para o conforto do santo provado que a mão de Deus e do inimigo estão envolvidas em sua provação; o inimigo (como aqui com nosso patriarca) procurando lançar sua coroa no chão e lançar no pó o seu justo memorial que tinha para com Deus, o Senhor Se propondo (e realizando isso) a lustrar aquela coroa, e ainda mais para abençoar o herdeiro dessas dignidades e regozijos. É um conforto para o santo, no dia da provação, se lembrar disso. Mas, no final, o inimigo se foi. O propósito, na sabedoria de Deus, para o qual ele foi usado, é atendido e ele se vai. A disciplina de Jó havia cessado assim na destruição do inimigo.
