Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
O Líder do Coro
Salmos 73
Asafe era um excelente líder de coral, na época em que Davi era rei de Israel. Os levitas no coral estavam todos em perfeita ordem, e quando Asafe levantava a mão para dar o sinal de início, todas as vozes se levantavam em perfeita harmonia. Deve ter sido maravilhoso ouvir. Deus criou a voz humana no sexto dia da criação, e as notas da escala musical são as mesmas agora como eram naquela época.
Deus estava satisfeito com a harmonia deles, pois foi Ele Quem a havia criado. Mas, ao mesmo tempo, Ele examinava o coração dos cantores para ver se eles sentiam o que estavam cantando. As palavras eram belas palavras de louvor, mas seriam palavras vazias se não viessem de um coração cheio de louvor.
Asafe era um excelente líder, mas ao mesmo tempo tinha um problema no fundo do coração. Sim, ele sabia que valia a pena confiar em Deus, mas se perguntava: “Por que os perversos têm sucesso?” Há pessoas que trapaceiam, roubam e dizem coisas ruins. Elas vivem como querem e continuam saudáveis, ricas e respeitadas. Mas e quanto ao restante de nós? Tentamos viver vidas Cristãs e ser honestos e gentis, mesmo quando os outros não sabem. Mas nós não temos empregos maravilhosos, boa saúde e boa aparência… todas essas coisas boas vão para outra pessoa. Não parece justo!
Talvez você tenha o mesmo problema lá no fundo. Você se esforçou bastante, mas o sucesso passa despercebido e se acumula para outra pessoa. Isso faz você duvidar da sabedoria de Deus, e você sabe que não é certo duvidar d’Ele. O que você deve fazer?
Asafe encontrou a resposta, e se você ler o Salmo 73, descobrirá como ele. “Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles” (Salmo 73:17). Veja bem, Asafe foi ao lugar certo para encontrar a resposta. Ele foi ao santuário de Deus, e se você quer a resposta, faça o mesmo. Ajoelhe-se e conte a Deus o seu problema, e busque a resposta em Seu Livro, a Bíblia.
Asafe aprendeu com Deus que Ele colocou aqueles ímpios em lugares escorregadios. Talvez você possa entender isso, se já tentou andar na lama escorregadia de uma encosta, sem nada em que se agarrar. Você desce e acaba caindo no que quer que esteja lá embaixo.
Não tente seguir o caminho dessas pessoas ímpias que parecem tão bem-sucedidas. Elas serão levadas ao desespero. Repetidamente, você é avisado para não seguir o que elas fazem.
Asafe encontrou segurança em Deus. “Estou de contínuo Contigo; Tu me sustentaste pela minha mão direita… Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre” (Salmo 73:23, 26).
Os ímpios podem continuar a ter sucesso, mas Asafe estava olhando além do tempo, para a grande eternidade de Deus, e seu coração estava satisfeito. Ele disse: “Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS” (Salmo 73:28). E quando levantou a mão para liderar o coro, o fez com um coração que descansava em Deus.
