Origem: Livro: Aos Pais de Meus Netos

Passamos a Ló, uma história triste, mas muito instrutiva. Quando os servos de Abraão e Ló brigaram, Abraão sugere que eles se separem, em vez de permitir que o amorreu que estava na terra presenciasse a triste visão de conservos do Deus verdadeiro brigando entre si. Num amável espírito de mansidão, Abraão, o ancião, convida seu sobrinho Ló a escolher para onde iria. Foi uma triste exibição de egoísmo que permitiu a Ló aceitar tal convite; mas assim foi, e ele escolheu as campinas bem irrigadas de Sodoma para seu novo lar. Oh, quantas vezes temos levado nossa família a um contato desnecessário com a corrupção, na esperança de trazer maior lucro para eles ou para nós.

Quão infinitamente melhor para Ló ter permanecido pobre, do que enriquecer com a grama verde de Sodoma. Conhecemos a triste história de primeiro olhar para as campinas de Sodoma, “todas bem regadas”, depois armar sua tenda em direção a Sodoma, depois habitar na própria cidade e, finalmente, ter um lugar “na porta”.

Sabemos também que Ló afligia sua alma justa dia após dia enquanto habitava neste lugar imundo. Talvez tenha sido a esposa e a família que o persuadiram a se mudar para Sodoma e depois ficar lá, apesar das questões que diariamente surgiam e o afligiam. Talvez fosse a vantagem que as crianças provavelmente obteriam em um local tão privilegiado. Seja como for, aparentemente suas filhas se casaram com homens de Sodoma e estabeleceram lá seu lar. E tenhamos sempre em mente que tudo isso surgiu da escolha indelicada e egoísta que o próprio Ló havia feito, em vez de esperar que seu tio escolhesse, como a cortesia exigia que ele devesse fazer.

Mas, para mim, a parte mais triste de toda essa história infeliz está em Gênesis 19:14: “Então, saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos; saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade” Mas ele parecia alguém que zombava ou brincava conforme a tradução de J. N. Darby. “Acharam, porém, que ele gracejava com eles” (ARA).

Ele parecia alguém que brincava. Isso fala muito, muito para mim. Como vocês sabem, este mesmo pecado vem como uma tentação peculiar para mim, e então eu posso entender, talvez melhor do que você, pela amargura da experiência pessoal, que mesmo com uma alma afligida, Ló tinha o hábito de brincar. Ele pode ter sido um homem muito espirituoso, sempre pronto para uma piada. Seja assim ou não, tenho certeza de que não foi a primeira vez que Ló brincou com seus genros, ou eles nunca poderiam ter confundido a seriedade desesperada de Ló naquela noite terrível, com uma piada.

Pensem nisso, meus queridos, as brincadeiras de Ló lhe custaram a vida de suas filhas e suas famílias. Todos eles pereceram na destruição da cidade – morreram devido ao que se acreditava ser “uma brincadeira inocente”. Bem, podemos entender a palavra em Eclesiastes 10:1: “As moscas mortas fazem que o unguento do perfumista emita mau cheiro, assim um pouco de estultícia pesa mais do que a sabedoria e a honra”. Quão diferente do sabor de Seus bons unguentos em Cantares 1:3; ou à deliciosa fragrância do unguento que enchia toda a casa onde o Senhor e Seus discípulos estavam assentados. Quão lamentavelmente triste se tudo isso tivesse sido arruinado por algumas “moscas mortas”.

Não é de admirar que o Novo Testamento exorte tão sinceramente aqueles em posição de autoridade na assembleia a serem sóbrios e sérios (1 Tm 3:2, 8, 11; Tt 1:8; 2:2), e nos adverte contra conversas tolas e piadas, pois não são convenientes (ou “apropriadas”) (Ef 5:4). Oh, que agonia de remorso, se houver aqueles a quem amamos que passarão a eternidade no lago de fogo por causa de nossas zombarias!

Gostaria que este fosse o fim da triste, triste história da família de Ló, mas não é. O olhar para trás da esposa disse onde seu coração estava habitando, e ela se tornou uma estátua de sal: aviso solene para todos nós. Suas próprias filhas, libertas de Sodoma, embebedaram Ló em duas noites sucessivas (aparentemente não uma ocorrência muito incomum com ele), e então, para vergonha eterna dele e delas, elas se tornaram as mães dos moabitas e dos amonitas: dois dos mais amargos inimigos dos filhos de Israel.

Tal é o fruto final do percurso de um “homem justo”, iniciado com um olhar cobiçoso para as campinas bem regadas deste mundo.

Oh, nosso Deus, guarda-nos, nós Te pedimos!

Compartilhar
Rolar para cima