Origem: Livro: O Divino Terreno de Reunião
Lucas
Agora vamos a Lucas 2. Aproximadamente quinhentos anos se passaram, e onde ainda estava o centro de Deus? Ele estava em Jerusalém – quinhentos anos depois! Tem sido um imenso conforto para minha própria alma perceber que Deus manteve um testemunho em Jerusalém. Tornou-se muito fraco, como encontramos aqui, mas Deus manteve o testemunho em Jerusalém até que o Senhor Jesus Se apresentou lá.
Lucas 2:21-22: “E, quando os oito dias foram cumpridos para circuncidar o Menino, foi-Lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo Lhe fora posto antes de ser concebido. E, cumprindo-se os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, O levaram a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor”. Eles não poderiam tê-Lo apresentado ao Senhor em Belém? Por que não em Nazaré? O centro de Deus estava em Jerusalém. Foi lá que o Senhor colocou Seu nome, e José e Maria foram a Jerusalém e apresentaram Jesus diante do Senhor lá.
Versículos 25-26: “Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E, pelo Espírito, foi ao templo”. Simeão estava onde deveria estar? Ele estava em Jerusalém! O Espírito Santo lhe disse que ele veria o Cristo do Senhor, e o Espírito o levou ao templo para ver Jesus.
Oh, amados irmãos, que figura maravilhosa é essa! Vemos apenas alguns que estavam à espera da redenção em Israel. Eles esperavam o Messias vir, mas estavam lá e reconheciam o centro de Deus em JERUSALÉM!
Versículos 36-38: “E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser”. Ah, como eu gosto disso! E como se Deus falasse ao seu coração e ao meu: “Eu quero que saibas que as dez tribos estão representadas nesse pequeno grupo que permanece em Jerusalém” Aqui estava uma representante da tribo de Aser. “Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade, e era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia. E, sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus e falava d’Ele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém”.
O versículo 37 diz que Ana: “não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia”. Ela era da tribo de Aser, que era uma das dez tribos. Onde ela permaneceu? Aqui estava uma mulher de fé. Ela permaneceu fiel ao centro de Deus em Jerusalém, e não se afastou dele noite e dia.
Agora, vamos ler os versículos 41-46: “Ora, todos os anos, iam Seus pais a Jerusalém, à Festa da Páscoa. E, tendo Ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o Menino Jesus em Jerusalém, e não o souberam Seus pais. Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia e procuravam-No entre os parentes e conhecidos. E, como O não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca d’Ele. E aconteceu que, passados três dias, O acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os”.
Temos aqui os três dias novamente. O que havia acontecido? José e Maria deixaram Jerusalém, mas Jesus permaneceu lá. Ele permaneceu lá e eles não perceberam. Que trágico pensar que eles não perceberam que, no caminho em que começaram, deixaram o Senhor para trás. Eles foram sem Jesus! Eles O procuraram entre os seus conhecidos e parentes. Quantas vezes isso pode acontecer conosco. Podemos começar por um caminho, fazendo o que parece certo aos nossos próprios olhos, e não percebemos que o Senhor foi deixado de fora. Ele permaneceu em Jerusalém. Como poderiam encontrá-Lo novamente? Não entre os parentes e conhecidos deles. Eles tiveram que voltar para Jerusalém e lá, em Jerusalém, eles O encontraram, depois de três dias.
Oh, amados irmãos, Deus escreveu essas coisas para nosso ensino! À medida que seguimos essa verdade no Novo Testamento, os princípios que encontramos no Velho Testamento serão encontrados inalterados, e veremos que Deus ainda tem um lugar, e Ele procura, por Seu Espírito, nos levar até lá.
