Origem: Livro: O LUGAR DA IRMÃ NO LAR
O lugar maravilhoso que Deus deu para às irmãs no lar
Há um lugar muito maravilhoso que Deus deu às irmãs. Vamos voltar para Juízes 13:2-14. Isto está em ligação com o nascimento de Sansão:
“E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher era estéril e não tinha filhos. E o Anjo do SENHOR apareceu a esta mulher e disse-lhe: Eis que, agora, és estéril e nunca tens concebido; porém conceberás e terás um filho. Agora, pois, guarda-te de que bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus. Então, a mulher entrou e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, cuja vista era semelhante à vista de um anjo de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei de onde era, nem ele me disse o seu nome. Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora, pois, não bebas vinho nem bebida forte e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até o dia da sua morte. Então, Manoá orou instantemente ao SENHOR e disse: Ah! Senhor meu, rogo-Te que o homem de Deus, que enviaste, ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer. E Deus ouviu a voz de Manoá; e o Anjo de Deus veio outra vez à mulher, e ela estava no campo, porém não estava com ela seu marido Manoá. Apressou-se, pois, a mulher, e correu, e noticiou a seu marido, e disse-lhe: Eis que aquele homem que veio a mim no outro dia me apareceu. Então, Manoá levantou-se, e seguiu a sua mulher, e veio àquele homem, e disse-lhe: És tu aquele homem que falaste a esta mulher? E disse: Eu sou. Então, disse Manoá: Cumpram-se as tuas palavras; mas qual será o modo de viver e serviço do menino? E disse o Anjo do SENHOR a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher se guardará ela. De tudo quanto procede da vide não comerá, nem vinho, nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará”.
Esta é uma história muito notável que é trazida diante de nós no livro de Juízes. As coisas estavam em um nível muito baixo na história de Israel nessa época, e nós sabemos como, infelizmente, eles haviam se afastado de Deus. E então, Deus iria levantar um homem forte – Sansão – um homem separado, a quem Ele iria usar para libertar Israel dos filisteus. E notamos aqui que o Senhor, o Anjo do Senhor, aparece para esposa de Manoá – não para ele – e isso mostra a importância da posição que ela iria ocupar em relação a essa criança. Por ser um pouco mais velho, muitas vezes tenho notado que não importa quão piedoso o marido possa ser, se não houver o apoio de sua esposa, se ela não estiver governando a casa de uma maneira que seja aceitável e agradável a Deus, frequentemente, não há a bênção que desejaríamos ver nesse lar. Mas, tenho visto muitas vezes que, mesmo se houver um marido não convertido, e onde a esposa tem andado em piedade, como maravilhosamente o Senhor age, e como Ele abençoa aquela casa – e isso traz diante de nós a importância do lugar da mulher no lar. Vemos, na passagem em Juízes, que a mensagem veio para a esposa, e que havia uma palavra especial para o seu andar pessoal – deveria ser cuidadosa e ela própria ser um padrão de piedade. Todos nós que somos mais velhos e olhamos para trás podemos pensar no padrão que nossas mães colocaram diante de nós. Nossos pais eram modelos, é claro; mas, muitas vezes, a impressão do que a mãe estabeleceu tem sido o mais importante, e aquilo que é mais perceptível para nós. E aqui, a palavra que veio para a mulher falava de sua própria conduta pessoal. Vemos também que o seu marido estava preocupado – e ele estava certo nisso – e vemos que estava disposto a assumir um lugar de responsabilidade, pois ele perguntou: “qual será o modo de viver e serviço do menino?” Ele estava preocupado, como sendo o cabeça no lar – no lugar de responsabilidade vindo de Deus. Mas, novamente, a mensagem aponta para a mãe e de como ela deveria agir, pois, esta criança deveria ser criada como um nazireu – como um separado. Não nos está mostrando isto a grande importância do lugar da mãe no lar? Sabemos também como Sansão cresceu. Ele não era um filho perfeito, e houve coisas que devem ter causado tristeza aos seus pais. Mas mesmo assim, vemos como Deus graciosamente veio e abençoou Sansão e fez dele um libertador para o povo de Deus.
