Origem: Livro: O LUGAR DA IRMÃ NO LAR
A mãe sábia de Provérbios 31
E agora, vamos ler Provérbios capítulo 31, onde podemos ler o que o Espírito de Deus tem a dizer sobre a mulher virtuosa. Versículos 10 a 31:
“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins. O coração do seu marido está nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho e trabalha de boa vontade com as suas mãos. É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. Ainda de noite, se levanta e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. Examina uma herdade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. Cinge os lombos de força e fortalece os braços. Prova e vê que é boa sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as mãos ao fuso, e as palmas das suas mãos pegam na roca. Abre a mão ao aflito; e ao necessitado estende as mãos. Não temerá, por causa da neve, porque toda a sua casa anda forrada de roupa dobrada. Faz para si tapeçaria; de linho fino e de púrpura é a sua veste. Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta com os anciãos da terra. Faz panos de linho fino, e vende-os, e dá cintas aos mercadores. A força e a glória são as suas vestes, e ri-se do dia futuro. Abre a boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a louva, dizendo: Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior. Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obra”.
Ela ensina e aconselha seus filhos
É bastante evidente que Salomão tinha uma mãe que lhe ensinou algumas coisas. Apenas observe o versículo 1 do capítulo 31: “Palavras do rei Lemuel, a profecia que lhe ensinou sua mãe”. Isso não é interessante? Na primeira parte deste livro, vemos o pai cumprindo o seu papel muito importante ao falar com seus filhos procurando avisá-los sobre os muitos perigos da vida. Mas vemos aqui, que a sua mãe também tinha algo a dizer, e impressiona a palavra: “A profecia que lhe ensinou sua mãe”. Por que diz: “A profecia?” Bem, eu acredito que ela era prevenida, estava olhando adiante e aguardando. Estava pensando sobre o que seu filho seria mais tarde na vida e não apenas o alimentando e fazendo as pequenas coisas necessárias que uma mãe é chamada a fazer em sua casa; mas ela estava olhando adiante, preparando-o para o futuro. Aparentemente estava muito próxima dele. Ela também lhe deu alguns conselhos, confirmando o que o marido tinha dito, porque ela também adverte sobre o perigo do envolvimento com mulheres que podem ser um obstáculo para ele. O perigo do vinho, o perigo de ser uma pessoa desleal e ela fala a ele sobre essas coisas , porque são muito importantes também. A Escritura diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria“. E deixe-me citar o versículo do início novamente: “no temor do Senhor há firme confiança; e os seus filhos terão um lugar de refúgio” (Pv 14:26). Oh, quão necessário é, então, sempre andarmos “no temor do Senhor”.
