Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Mais Sobre Elias
1 Reis 19:10-21 e 2 Reis 2:8-17
Talvez você se lembre de que, enquanto Elias estava no Monte Horebe, ele disse a Deus quão mau era o Seu povo e como ele era o único fiel que restava. Deus não gostou de ouvir esse espírito de achar falta em outros da parte de Elias.
Deus deu a Elias uma mensagem: Vá e unja Eliseu para ser profeta em seu lugar. E Elias foi sem discutir ou reclamar.
Ele encontrou Eliseu como Deus havia dito. Eliseu e os servos estavam arando um campo com doze juntas de bois. Isso equivale a vinte e quatro bois e onze servos: Eliseu era um homem rico! Mas isso não o impediu de seguir seu Deus.
Quando Eliseu percebeu que Deus o estava chamando, matou dois bois, usou o jugo de madeira e o arado para fazer um fogo e cozinhou a carne para alimentar os servos. Depois, seguiu Elias.
Aquela obediência custou caro, não é mesmo? Em vez de ser um homem rico, ele agora se tornou um servo, às vezes derramando água nas mãos de Elias para lavá-las. E todas as suas riquezas agora pertenciam a outros.
Mas deixe-me lhe contar um segredo. Eliseu estava mais rico agora do que antes! É melhor seguir a Deus, o Deus que criou o mundo e que tem um lugar para você no céu. Como você pode estar lá na maravilhosa casa que Ele preparou? Somente se você depositar sua confiança em Jesus, o Salvador dos pecadores. Esse lugar maravilhoso pertence a Ele, pois Ele ressuscitou dos mortos e está vivendo lá em cima agora mesmo. Se você confiou em Jesus como seu próprio Salvador, esse lugar também será seu um dia. “Na casa de Meu Pai há muitas moradas… Vou preparar-vos lugar. E quando Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também” (João 14:2-3).
Um dia, os dois homens, Elias e Eliseu, caminharam juntos até chegarem ao rio Jordão. Ao chegarem ao rio, Elias dobrou seu manto, ou capa e bateu na água com ele. As águas se dividiram e os dois homens atravessaram em terra firme. Ambos sabiam que a hora da separação havia chegado. Elias precisava ir. Enquanto conversavam, Elias disse: “Pede-me o que queres que te faça”.
Agora surge uma grande pergunta! Adivinhe o que Eliseu pediu? Ele não disse nada sobre dinheiro, casas ou terras. Não, ele pediu uma porção dobrada do espírito de Elias!
Então Elias disse: “Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará”.
Podemos imaginar como Eliseu não tirou os olhos de Elias, e viu uma visão maravilhosa! Um carro de fogo e cavalos de fogo apareceram de repente entre eles, e Elias foi arrebatado por um redemoinho aos céus.
Eliseu atravessou o Rio Jordão sozinho, mas tinha o mesmo poder maravilhoso de realizar milagres que Elias, e o seu era ainda melhor. Os milagres de Eliseu eram cheios de graça, de cura e de abundância. Nosso Deus é um Deus de julgamento e graça. Se você recusar a Sua bondade amorosa oferecida a você por meio da morte de Seu Filho amado, tudo o que lhe resta é o julgamento! Deus é verdadeiro e Ele não muda!
Eliseu foi a Jericó, mas o povo se perguntava onde Elias estava. Disseram: “Vamos procurá-lo”. Mas Eliseu disse: “Não”. Eles insistiram até que ele disse: “Sim”, e enviaram cinquenta homens para procurá-lo nos montes e nos vales, mas voltaram sem nenhuma pista. Claro que não! Quando o Senhor Jesus vier com um grande brado para chamar todos os crentes para o céu, nenhuma busca jamais nos encontrará. Teremos ido embora, e a porta da misericórdia será fechada.
Enquanto a porta da misericórdia ainda está aberta, você está ouvindo a mensagem de misericórdia de Deus para você?
“Eis aqui agora o dia da salvação”
2 Coríntios 6:2 – ARC
