Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Mais sobre Safã
Jeremias 36
Você se lembra da nossa história anterior sobre Safã? Ele era o escriba que estava no templo quando Hilquias, o sacerdote, encontrou uma Bíblia esquecida enquanto limpava o entulho. Foi Safã quem levou o livro ao rei Josias e leu suas palavras maravilhosas para ele.
O rei Josias e Safã eram ambos jovens, e cada um deles tinha um filho. Jeoiaquim, filho do rei Josias, estava reinando como rei, mas ele não se importava com Deus, e as coisas foram de mal a pior. Deus enviou a eles um profeta chamado Jeremias, que passou um bom tempo na prisão porque o rei não queria ouvi-lo.
Mas Deus ainda amava Seu povo. Um jovem chamado Baruque copiou as palavras de Jeremias em um livro e as leu em voz alta para todos que quisessem ouvir. Um dos ouvintes era o neto de Safã.
Você está ouvindo a Palavra de Deus? Aquele garoto estava, mas o rei não.
Aquele jovem rapaz foi até seu pai, que estava sentado com todos os conselheiros do rei. Ele repetiu para eles tudo o que Baruque havia lido. Os conselheiros disseram ao rapaz que fosse buscar Baruque e o trouxesse até eles. Baruque, então, foi instruído a sentar-se e ler para eles – “Assenta-te agora, e lê-o aos nossos ouvidos” (Jeremias 36:15). Acredito que Safã havia ensinado sua família que a Palavra de Deus é verdadeira, pois todos reagiram com tremor e disseram a Baruque: “Sem dúvida alguma anunciaremos ao rei todas estas palavras” (Jeremias 36:16).
Agora, a mensagem chega ao rei Jeoiaquim, filho do bom rei Josias. O que ele fará ao ouvir isso?
Era um dia frio, e o rei estava confortavelmente sentado ao lado de uma lareira, ouvindo a Palavra de Deus. Mas ele e todos os seus príncipes não gostaram de ouvir o aviso de Deus sobre o julgamento vindouro. De fato, quando o mensageiro leu três ou quatro páginas, o rei Jeoiaquim tirou o livro do mensageiro e o cortou com um canivete.
O filho de Safã e os outros conselheiros ficaram extremamente chateados e disseram ao rei para não queimar o livro. Mas o rei odiou ouvir as palavras de juízo e, com raiva, lançou uma página após a outra no fogo, até que tudo foi queimado. Ele ficou tão furioso que ordenou a seus servos que prendessem Baruque e Jeremias, mas o Senhor os escondeu.
Porque o livro foi queimado, isso significou o fim das palavras de Deus? Oh, não! Jeremias repetiu as palavras, e Baruque as escreveu novamente. Nada, absolutamente nada, pode apagar a Palavra de Deus! Ela está estabelecida no céu, onde teremos que enfrentá-la algum dia Quão alegremente você e eu a enfrentaremos se aceitarmos Jesus como nosso Salvador agora! O juízo é totalmente verdadeiro, mas se você aceitar Jesus como seu Substituto, poderá alegremente afirmar que Ele suportou o juízo em seu lugar.
O rei Jeoiaquim rejeitou sua última oportunidade de obedecer a Deus. Ele foi capturado pelo inimigo, como Deus havia predito, e seu corpo morto foi simplesmente deixado ao relento, sem ser sepultado. Ele era uma alma perdida para sempre.
Agora mesmo, você pode ouvir a Palavra de Deus, se você quiser ouvir. Aqui está parte dela para você ler e obedecer:
“Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”
Romanos 10:9
