Origem: Livro: Os Patriarcas
Maravilhosa profecia
Faraó havia confiado em José, e José havia prometido a Faraó, nos primeiros dias, quando ainda nada havia sido feito. Antes que a palavra de José começasse a ser cumprida, Faraó o havia assentado com dignidade e poder, dando-lhe uma esposa dentre as filhas dos excelentes da terra, e colocando sobre ele um nome que já dizia a todos que o liam, o que ele pensava dele e como o recebeu. (Diz-se que Zafenate-Paneia, na antiga língua egípcia, significava “o salvador do mundo”; em hebraico, como entendemos, pode ser traduzido como “o revelador de segredos”). E José, na confiança que tudo estaria de acordo com as interpretações que Deus lhe havia dado para entregar, aceitou tudo isso das mãos do Faraó; e então, mas não antes disso, vieram os anos das abundancias, um após o outro, para cumprir as promessas de José ao Faraó e para reivindicar todas as honras que haviam sido conferidas pelo Faraó a José. (Veja Gênesis 41).
Preciosas observações a tudo aquilo que encontra seus originais, sua realidade aconselhada e eterna, nos segredos que existiram entre Deus e Seu Ungido! Temos apenas que nos curvar e adorar; e ao recolhermos os despojos e riquezas da Palavra de Deus, para nos regozijarmos e sermos gratos. “Regozijo-me na Tua Palavra como alguém que encontra um grande despojo” (AIBB). “Regozijo-me no caminho dos Teus testemunhos, tanto como em todas as riquezas” (AIBB).
Era apropriado que tivéssemos esta amostra do novo mundo, ou da vindoura condição milenar da Terra, na história de José; pois, como dissemos no início, ele é o herdeiro, estabelecido para representar alguém assim na graça de Deus, depois que seus pais contaram, cada um suas diversas partes, na mesma graça frutífera e abundante. A eleição, como vimos, temos em Abraão; filiação, à qual a eleição nos predestina, em Isaque; disciplina, à qual a filiação nos insere, em Jacó; e agora, o herdeiro e a herança que se segue, encerrando o mistério que a graça aconselhou, e encerrando igualmente o livro do Gênesis, em José.
