Origem: Livro: Aos Pais de Meus Netos

Mardoqueu

Uma pequena palavra sobre Mardoqueu para animar o coração dos Tios. Vimos o consolo que Otniel foi para seu tio Calebe, e há outros que poderíamos ter examinado. Que gozo o jovem Jônatas deve ter sido para seu tio Davi em 2 Sm 21:21, quando ele matou o gigante com seis dedos em cada mão e cada pé; mas muito provavelmente foi o exemplo de seu tio Davi que lhe deu coragem para fazê-lo. E vocês, queridos, são tios e tias, assim como pais e mães.

Mas que gozo Ester deve ter sido para seu tio durante aqueles dias sombrios da vida no palácio de Susã, onde a sorte deles foi lançada. E Mardoqueu criou a jovem sobrinha órfã para temer o Deus de Israel, e quando ela cresceu, mesmo na corte do rei, ela não se afastou daquele treinamento inicial. Não vou parar para contar a história, pois todos vocês a conhecem: mas gostaria de lembrá-los deste brilhante exemplo desse versículo em Provérbios 22:6: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”.

Parece que Ester e Mardoqueu viveram depois que o templo de Jerusalém foi reconstruído; e parece estranho que pessoas como essas duas não tenham retornado à Terra de seus pais. Pode ser que seja uma daquelas coisas que Deus permite, talvez nossa própria falta de fé, ou de devoção, que nos impede de escolher o melhor caminho, mas Deus aceita o que temos, e nos usa no lugar que nós mesmos escolhemos, mesmo que não seja o lugar de Sua escolha. É muito reconfortante e encorajador para nosso coração fraco – ainda mais quando descobrimos o quanto falhamos – que sabemos que Deus faz todas as coisas contribuírem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus. Que exemplo brilhante é o Livro de Ester para esta verdade bendita, embora nem o nome de Deus, nem a palavra “Deus”, apareçam no livro, nem mesmo uma vez.

Compartilhar
Rolar para cima