Origem: Livro: A Interpretação Profética do Livro de Ester
Mardoqueu
Uma figura de Cristo
Embora órfã Ester fosse acolhida e cuidada por “Mardoqueu”, seu primo. Ele é uma figura de Cristo que providencialmente cuidará do remanescente Judaico.
Antes que Ester pudesse ser trazida ao relacionamento com o rei, ela teve de passar por um processo de purificação (cap. 2:8-14). Isso fala dos resultados dos exercícios que o remanescente Judaico atravessará durante a grande tribulação. Durante aquele tempo, eles serão purificados e preparados para o Seu rei (Dn 12:10; Ml 3:2-4; Zc 13:9).
Durante o período de purificação de Ester, Mardoqueu teve grande interesse em seu bem-estar. Embora ele não pudesse se comunicar abertamente com ela, pois seu tempo de purificação ainda não era completo, ele passava todos os dias pelo local onde Ester ficava para perguntar como ela estava. Do mesmo modo, durante a grande tribulação, Cristo não Se comunicará diretamente com o remanescente Judaico, mas observará seu progresso com intenso interesse. Ele o fará à distância, por assim dizer (Is 8:17; 18:4; 54:8; Ct 5:6; Gn 42:7, 23-24; 43:30). Ele continuará fazendo isso até que a obra de arrependimento e purificação esteja completa no remanescente, momento em que Ele Se revelará a eles (Gn 45). O incidente no final do segundo capítulo, com Mardoqueu cuidando do bem-estar do rei (quando “Bigtã e Teres” tentaram uma insurreição), ilustra como Cristo tem o máximo cuidado pela glória de Deus e agirá nos bastidores para mantê-la (cap. 2:21-23).
