Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

Os Melhores Amigos

1 Samuel 18

Esta é a história de dois jovens que eram grandes amigos. Um deles era filho de um rei e o outro era um pastor de ovelhas. E o coração deles estavam unidos – eles eram amigos tão próximos que se amavam como irmãos. Talvez você tenha um melhor amigo que você também ame de verdade.

O jovem pastor enfrentava momentos difíceis, pois o rei, dominado pelo ciúme, o odiava e queria matá-lo. O jovem passava os dias na encosta da montanha e as noites em uma caverna, escondendo-se do rei invejoso e hostil.

Mas ele não estava sozinho: havia muitos homens descontentes que vinham a ele à encosta da montanha e se juntavam a ele, compartilhando a caverna e apoiando-o em seus problemas.

Mas onde estava o melhor amigo do jovem pastor? Ele permaneceu no palácio ao lado de seu pai irado. Seu coração continuava leal ao seu amigo pastor, mas ele não foi ter com ele nas montanhas. Talvez acreditasse que poderia ajudar mais ficando em casa. Caso tenha sido isso, os seus pensamentos estavam errados, mas essa escolha se mostrou equivocada, pois não foi isso que aconteceu.

Quando os dois jovens estavam juntos, o filho do rei disse ao seu querido amigo que sabia que Deus havia dado o reino a ele, e que, quando ele se tornasse rei, ele, o filho do rei, estaria ao seu lado. Esse era o seu plano, mas é melhor deixar que Deus faça os planos por nós, e é bom saber quais são os planos d’Ele.

Como podemos conhecer Seus planos? Lendo a Palavra de Deus! Nela, está tudo escrito, e ninguém pode modificar os Seus planos. Deus promete vida eterna e um lar no céu para aqueles que confiam n’Ele como Senhor e Salvador. Se você está se perguntando como isso pode ser tão maravilhosamente verdadeiro, basta ler o Evangelho de João e ver!

E se você realmente pertence a Ele, não escolha a companhia daqueles que O odeiam. Você pode fazer planos muito bons com esse tipo de companhia, mas Deus não fará esses planos darem certo. Escolha a companhia de Deus agora – agora mesmo, mesmo quando os outros não O querem. Deixe que Ele planeje o seu futuro e espere para ver o que Ele fará.

Você sabe os nomes desses dois jovens da nossa história? O jovem pastor era Davi, e o filho do rei era Jônatas. Eles eram muito amigos e se amavam, mas o amor de Davi era maior. É como o amor de Jesus; é sempre maior que o nosso. Ele nos amou até a morte na cruz.

Certo dia houve uma batalha terrível e o rei e seus filhos foram mortos – sim, Jônatas também morreu. Esse foi o momento em que Davi se tornou rei, mas ele estava cheio de profunda tristeza porque havia perdido seu melhor amigo, Jônatas. Se ao menos Jônatas tivesse se juntado àquela multidão de homens que ficou com Davi, talvez não tivesse perdido a vida nem causado a Davi tamanha tristeza.

E você? Que escolha está fazendo hoje? Se Jesus é o seu Salvador, será que você está buscando uma vida que o mundo considera “boa”, ao lado daqueles que rejeitam Cristo? Se sim, saiba que isso entristece o coração d’Aquele que ama você mais do que qualquer outro. Escolha Jesus. Escolha segui-Lo agora, mesmo que o palácio do mundo seja mais atraente do que a proteção da caverna, e você verá o que acontecerá quando Ele voltar em glória para buscá-lo. Ele quer a sua companhia, não apenas no céu, mas agora mesmo.

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”
1 João 2:15

“Companheiro sou de todos os que Te temem e dos que guardam os Teus preceitos”
Salmo 119:63

Compartilhar
Rolar para cima