Origem: Livro: Para Que Te Vá Bem
Meninas, Vocês Podem Ajudar!
A garota certamente tem algo a dizer sobre seu futuro marido – afinal, é ela quem vai dizer: sim ou não! “Irás tu com este varão? Ela respondeu: Irei” (Gn 24:58). No entanto, não é característico de uma garota ser a que sai em busca. Seu papel é de atração, enquanto o papel dos rapazes deveria ser de ação. Então, como atrair um companheiro adequado?
“Lava-te pois, e unge-te, e veste os teus vestidos, e desce à eira” (Rt 3:3). Aparência e conduta são importantes. Isso pode parecer superficial, mas francamente, um livro é julgado pela capa. Rapazes são visuais; eles respondem ao que vêem. As garotas descobrem isso desde muito jovens, mas, embora entendam, parecem ter pouca compreensão do que realmente está se passando num cérebro masculino. Vivemos em um dia em que as garotas estão expondo cada vez mais seu corpo. Inquestionavelmente, isso provocará uma resposta visceral em um rapaz, mas é isso mesmo que você quer? Embora possa parecer paradoxal, estilos sedutores que provocam são tão estimulantes – e até mais – do que os estilos de se expor. Aliás, este último é um desestímulo para qualquer homem que se submeta ao Senhor. Procure ser bonita, não sensual – há tempo e lugar para isso dentro da santidade do casamento. A Escritura é clara quanto a vestimenta de uma mulher: “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas ou vestidos preciosos” (1 Tm 2:9). No caso de você achar que Paulo[8] tinha uma visão deturpada das mulheres, ouça a Pedro – um homem casado: “Considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestidos” (1 Pe 3:2-3). Isso pode parecer tão desatualizado e fora de moda – mas acho que não precisa ser interpretado dessa maneira. A Escritura não diz o que vestir, mas descreve o caráter do que você deve vestir. Surpreendentemente consistente com esses versículos, as pesquisas nos dizem que os homens não gostam de maquiagem pesada ou jóias excessivas – embora eu perceba que os gostos variam consideravelmente. Se você deseja mais orientação da Escritura sobre estilo, então cabelos compridos estão definitivamente na moda! “Se a mulher tiver o cabelo comprido, é para ela uma glória” (1 Co 11:15 – TB). No que diz respeito à percepção dos rapazes, nunca saiu de moda! É claro que, para uma mulher piedosa, o comprimento do vestido e do cabelo vai muito além da moda ou de ser atraente – é uma questão de obediência à Palavra de Deus e de fazer o que é agradável ao Senhor.
[8]  N. do A.: Tais opiniões sobre o apóstolo Paulo estão em desacordo com a inspiração das Escrituras Sagradas. Paulo não escreveu com base em seus preconceitos; recebemos as Escrituras em sua totalidade como Deus a inspirou (1 Tm 3:16). ↑
Embora a mulher virtuosa de Provérbios 31 não tenha nada de deselegante, ela conclui: “Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.” (Pv 31:30 – ARF). Um livro será aberto e, finalmente, será julgado pelo seu conteúdo. Uma mulher bonita com um espírito desprezível é uma companheira miserável. Você pode ser capaz de se vestir, mas nunca poderá esconder a agitação espiritual interior. Por outro lado, uma mulher piedosa que está em paz, e está caminhando reservadamente com o Senhor, brilhará com uma beleza que não pode ser replicada pela vestimenta. Rute não somente se vestia, ela também se lavava. Havia uma condição de coisas que acompanhavam sua aparência.
Então, como alguém coloca essas coisas em prática? Uma planta vai parecer murcha e gasta se nunca tiver água o suficiente; a pessoa deve começar com oração e leitura. Em ambos os casos, as citações que dei acima estão incompletas. Paulo continua dizendo “mas (como convém a mulheres que se dizem piedosas) com boas obras” (1 Tm 2:10 – TB). Pedro acrescenta: “Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus” (1 Pe 3:4). Imagino que algumas garotas (e rapazes) estão imaginando uma mulher tímida que tem medo de mostrar seu rosto – mas isso é consistente com os exemplos bíblicos que encontramos? Considere: Sara, Débora, Rute, Raabe, Maria, Priscila, Febe – e as mulheres que “receberam pela ressurreição os seus mortos” (Hb 11:35). Se você pretende ser uma adjutora, você precisará mostrar um pouco de firmeza. Se contrastarmos as palavras de Pedro com Provérbios 7 – “esta era alvoroçadora, e contenciosa” (v. 11) – então, acredito, começamos a ver algo do que ele está falando. Você preferiria ser, “alvoroçadora, e contenciosa”, ou, ser conhecida pelo seu “espírito manso e quieto”?
Não busque impressionar os rapazes. Lembre-se, isso também vale para rapazes que procuram impressionar as garotas. Sempre que nos propusermos a impressionar, invariavelmente fracassaremos. Agir como “o cara” não vai fazer com que os rapazes gostem de você – afinal, eles estão procurando por uma garota! Naturalmente, um homem tem a necessidade de ser útil. Se você não tem necessidade de um marido, então por que um homem olharia para você? As histórias de uma donzela em perigo, resgatada pelo belo príncipe em seu cavalo, não surgiram do nada; de alguma forma elas refletem nossa mente dada por Deus. Uma observação positiva que podemos fazer sobre Jacó é que ele levantou a pedra do poço e deu de beber ao rebanho de Raquel (Gn 29:8-10). Cavalheirismo já existia naqueles dias. Se você deseja encorajar um jovem, talvez pudesse pedir ajuda a ele! Pode ser uma ajuda espiritual – e não seria maravilhoso, especialmente se fosse sincero? Mas também poderia ser algo prático. Por outro lado, não faça de todo telefonema, e de toda mensagem de texto, uma ocasião para expressar seus problemas. Você quer que ele fique animado quando ligar, não é? Não se insinue a um homem. Mas, por outro lado, se você não oferecer nenhum incentivo, transmitirá a mensagem – você não é o certo pra mim.
Uma mulher que deseja um marido não se isolará. Ela estará nas reuniões de assembleia e nas conferências bíblicas. Ela estará ocupada procurando servir o Senhor em qualquer capacidade que tenha. Há uma história no final do livro de Juízes que oferece orientação para homens e mulheres jovens (Jz 21:16-23). Os homens de Benjamin procuraram esposas. Eles foram encorajados a irem para Siló na época da festa de Jeová. Foi lá que Deus colocou Seu nome em Israel – o tabernáculo poderia ser encontrado em Siló. Certamente este seria um bom lugar e ocasião para encontrar uma esposa. Foi dito aos homens de Benjamin: “Ide, e emboscai-vos nas vinhas. E olhai, e eis aí, saindo as filhas de Silo a dançar em ranchos, saí vós das vinhas, e arrebatai cada um sua mulher das filhas de Silo” (Jz 21:20-21). Isso pode soar engraçado e curioso, mas resumindo, eu confio no que foi dito. Rapazes, olhem onde vocês encontrarão garotas piedosas; e então as observem. De novo, por onde você anda? É nos vinhedos onde os frutos podem nascer para Deus? Meninas, se sua vida para o Senhor transparece em uma alegria para todos verem, vocês atrairão o tipo certo de homem. Finalmente, rapazes, mostrem alguma iniciativa e vão atrás daquela garota!
