Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

Milhões de Rãs

Êxodo 8

Talvez você já tenha ouvido falar de Faraó, o grande rei do Egito. Ele estava mantendo os filhos de Israel como escravos para fabricar tijolos para seus projetos. Mas Deus sabia o que Faraó estava fazendo e enviou Moisés para dizer a ele: “Deixa ir o Meu povo”!

Faraó deu uma resposta bastante ousada contra Deus.

Ele disse: “Quem é o Senhor, para que eu ouça a Sua voz”? (Êxodo 5:2 – AIBB).

Talvez você já tenha dito palavras ousadas como essas. Mas todos precisam ouvir a Deus. Ele diz: “O salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Deus sempre cumpre o que diz! E a única maneira de escapar do salário dos seus pecados é se arrepender e crer no que Deus diz sobre um Substituto que Ele providenciou para você.

Faraó não se importava com o que Deus dizia, então Deus falou com ele de maneiras que não foram nada agradáveis. Uma dessas maneiras foi a praga das rãs.

O rio Nilo atravessava o Egito, e em seus pontos mais calmos havia grandes rãs verdes, de pernas longas e escorregadias. Talvez gostemos delas quando elas estão no rio, ali inchando suas gargantas e coaxando. Mas o propósito de Deus era fazer Faraó obedecer à Sua voz. Deus disse a Arão para estender a vara sobre o rio para que as rãs subissem sobre a terra. E elas subiram! Elas entraram direto nas casas dos egípcios, nos seus quartos e nas suas camas! Não apenas algumas, mas muitas e muitas rãs – nas cozinhas, nas tigelas e nos fornos deles! Na verdade, as rãs estavam pulando em cima das pessoas e de seus servos, a ponto de ninguém mais conseguir ter sequer um momento de paz.

Os magos de Faraó não conseguiram fazer as rãs irem embora, e Faraó ficou extremamente perturbado. Ele disse a Moisés: “Rogai ao SENHOR que tire as rãs de mim” (Êxodo 8:8).

“Quando?”, perguntou Moisés.
“Amanhã!”, respondeu Faraó.

Deus respondeu à oração de Moisés, e dali em diante as rãs ficaram no rio. Mas as rãs que já estavam na terra morreram nos quartos, nas cozinhas e por toda parte, e o povo as ajuntou em montões, e a terra cheirou mal.

Você acha que Faraó agora ia ouvir e prometer que deixaria o povo de Deus ir? Não, ele não fez isso. Acredito que os servos de Faraó descobriram uma maneira de limpar a bagunça e então mandaram os filhos de Israel voltar ao trabalho de fabricar tijolos.

Você ouve a voz terna e amorosa de Deus falando com você quando surgem problemas? Você Se recusará a ouvi-Lo como fez Faraó? Houve mais problemas para Faraó depois disso, e haverá em sua vida também, porque Deus prometeu: “O salário do pecado é a morte”.

Deus por fim enviou a morte para cada família daquele povo egípcio, e houve um grande e amargo clamor. Por que eles não ouviram desde o início? E por que você não ouve os avisos de Deus? Até mesmo as palavras feias que você já tenha dito são pecado e são gravadas pelo próprio Deus; e “o salário do pecado é a morte”.

Será que existe esperança para você? Será que existe alguém disposto a morrer em seu lugar, já que você pecou contra Deus?

Há uma promessa maravilhosa na Palavra de Deus que diz: “Cristo morreu por nossos pecados” (1 Coríntios 15:3). A obra está feita. O Salvador morreu e ressuscitou. Mas Ele não é o Salvador de todos, porque há muitos que seguem seu próprio caminho, com coração incrédulo, e culpam Deus pelos problemas que Ele envia.

Você não vai agradecer a Ele pelos problemas que fazem você ouvir? E não vai agradecer a Ele pelo precioso sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado? Faraó não ouviu. Você vai?

“Cristo morreu por nossos pecados”
1 Coríntios 15:3

Compartilhar
Rolar para cima