Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

Moisés, Tire os Sapatos!

Êxodo 3

Você já deve ter ouvido a história do bebê Moisés, que foi encontrado flutuando em uma pequena cesta no Rio Nilo. Uma princesa egípcia o encontrou e o adotou, e assim ele se tornou o neto do rei.

O palácio real garantiu que, à medida que Moisés crescia, recebesse uma excelente educação. Ele sabia mais sobre as pirâmides do que os historiadores sabem hoje, e provavelmente as via com frequência. Mas, além de todo o seu conhecimento, ele guardava uma tristeza secreta. Sabia que era um menino hebreu e que os hebreus eram escravos que trabalhavam duro para o povo egípcio, e que o povo os maltratavam muito.

O coração de Moisés ficou profundamente perturbado ao ver como os egípcios continuavam a maltratar os hebreus. Ele sabia que os hebreus eram o povo escolhido de Deus e, sendo hebreu de nascimento, sua lealdade o levou a se recusar a ser chamado de neto do rei. Ele renunciou todos os prazeres reais e escolheu suportar as dificuldades pelas quais os hebreus estavam passando.

Vale mesmo a pena tanto assim seguir a Deus? Não seria melhor que todos o respeitassem como neto do rei, em vez de ficar do lado de Deus? Se Jesus é realmente o seu Salvador, pergunte-se a si mesmo: “é melhor ficar do lado do mundo e não deixar ninguém saber que você pertence a Jesus?” Você pode perder seus amigos se disser a eles: “Eu pertenço a Jesus”.

Moisés perdeu seu lugar na família real. Na verdade, quase perdeu a vida, mas foi para o deserto e conseguiu um emprego cuidando das ovelhas de um homem chamado Jetro. Será que essa nova posição era melhor ou pior? Espere para ver…

Moisés trabalhava lá havia quarenta anos, casou-se com a filha de Jetro e teve dois filhos. Àquela altura, ele já tinha oitenta anos. Talvez tivesse esquecido sua educação egípcia, mas aprendeu muito mais. Agora ele sabia ouvir quando Deus falava – e isso vale a pena aprender. Você aprendeu a escutar quando Deus fala?

Um dia, Moisés viu algo muito intrigante – uma sarça em chamas. Embora estivesse queimando, ela não se consumia. Ele decidiu se aproximar para ver por que a sarça não se consumia. “Moisés, Moisés”, chamou uma Voz da sarça ardente. Então Moisés respondeu: “Eis-me aqui”. A Voz continuou: “Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa” (Êxodo 3:5).

Se você ouvisse a voz de Deus te chamando assim, você O atenderia ou fugiria? A Bíblia é a Palavra de Deus, e Ele está te chamando pelo seu nome hoje! Você está ouvindo? Ele tem notícias melhores para você do que Ele tinha para Moisés, porque você está vivendo no tempo após a morte do Senhor Jesus na cruz. Ele não lhe diz para tirar os sapatos. Em vez disso, você receberá um lugar de filho na casa do Pai. Deus quer fazer de você um de Seus filhos, se você aceitar Seu Filho, o Senhor Jesus, como seu próprio Salvador. Ele promete uma posição em Sua família que será sua para sempre! Você responderá: “Eis-me aqui”? “A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu nome” (João 1:12).

A Voz continuou: “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó”. Não havia dúvida de Quem era a voz. Mesmo assim, Moisés não fugiu, mas escondeu o rosto. Ele tinha medo de olhar para Deus.

É bom que você e eu tenhamos temor de Deus, porque Ele odeia o pecado… mas esse não é o fim da história. Eu sei que Jesus morreu pelos meus pecados, incluindo todos os pecados secretos, e eu me apresento diante d’Ele com alegria porque meus pecados se foram – lavados pelo precioso sangue de Seu Filho. “Em Quem temos a redenção pelo Seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da Sua graça” (Efésios 1:7).

Meninos e meninas, vocês sabem de Quem é a voz que está falando na Bíblia? É o próprio Deus falando com vocês. Vocês podem fechar o livro e tentar esquecer, ou podem ter medo da Sua santidade, mas quão melhor é se levantar como um pecador perdoado e um verdadeiro filho de Deus e responder a Ele com alegria. Qual será sua escolha? Deus ama você e realmente quer que você faça parte da Sua família. O Senhor Jesus diz: “Vinde a Mim” (Mateus 11:28).

“Em Quem temos a redenção pelo Seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da Sua graça”
Efésios 1:7

Compartilhar
Rolar para cima