Origem: Livro: A EPÍSTOLA DE PAULO AOS EFÉSIOS
Uma Mudança de Caráter
Vs. 17-21 – Para começar, Paulo descreve rapidamente o caráter caído e corrupto do mundo gentio, do qual os Efésios tinham sido salvos. (Ef 4:17-19). Ele é marcado por:
- “Vaidade”
- “Entenebrecidos no entendimento”
- “Separados” de Deus.
- “Dureza [cegueira – KJV]”
- “Havendo perdido todo o sentimento” de consciência.
- Entregues à “dissolução”, “impureza”, e “avidez”
Isso é o que caracteriza a ordem normal de vida entre aqueles que não conhecem Deus. Isso é o que os santos de Éfeso, que eram predominantemente gentios, foram outrora. Desde que foram salvos, Paulo fala para eles que tal estilo de vida é agora totalmente inconsistente com seu chamado em Cristo. Ele diz, “Vós não aprendestes assim o Cristo” (v. 20 – JND). “O Cristo” é um termo usado nas epístolas de Paulo para denotar a união espiritual dos membros do corpo de Cristo a Ele, que é a Cabeça no céu (1 Co 12:12-13). Daí ele continua e diz: “Se é que O tendes ouvido, e n’Ele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus” (v. 21). “Jesus” é o nome humano do Senhor. Quando é usado sozinho, sem Seus títulos normais de Senhor e Cristo, se refere a Ele como um Homem neste mundo.
Ao falar de aprendermos “o Cristo” antes de sermos ensinados na verdade em “Jesus”, Paulo está indicando que devemos primeiramente conhecer nosso chamado em o Cristo (o qual os três primeiros capítulos revelam) antes de podermos apropriadamente andar como Jesus andou neste mundo. Somos assim “instruídos n’Ele” (TB), ao observar o Seu perfeito exemplo.
Portanto, é importante notar a ordem nos versículos 20-21. Vemos muitos Cristãos sinceros, que não conhecem seu chamado em “o Cristo”, tentando viver como “Jesus” viveu, porém em lugares e posições neste mundo que não deveriam estar, os quais são completamente inconsistentes com o chamado deles. Como resultado, o Espírito de Deus não se identifica com isso em maneira significativa.
Um Cristão tentando se comportar como Jesus enquanto mantém uma posição no governo é um exemplo.
