Origem: Livro: Os Patriarcas

O mundo de Sodoma

Agora, a história de Gênesis 18-19 nos sugere essa lembrança. Esses capítulos devem ser lidos juntos e nos proporcionam uma ampla e vívida exposição de certas grandes verdades, que nos preocupam neste momento, em um sentido tão completo quanto os próprios fatos, que nos transmitem como em uma parábola, diziam respeito a Abraão e sua geração.

Sodoma, naquele dia, era o mundo. Ela havia sido avisada, mas recusou instruções. Ela provou estar incuravelmente afastada de Deus e além da correção. Sodoma foi visitada e castigada no dia da vitória dos reis confederados – como vimos em Gênesis 14; mas ainda era Sodoma, e estava, neste momento, em iniquidade avançada, em um estado de apostasia amadurecida, seu último estado pior que o primeiro.

Sodoma era o mundo neste dia. O Senhor Jesus, em Seu ensino, dá-lhe moralmente esse lugar, assim como outra geração havia sido o mundo nos dias de Noé (veja Mateus 24; Lucas 17). Elas são como figuras que apresentam aos nossos pensamentos o “presente século [mundo – ARA] mau”, que está amadurecendo para o julgamento de Deus.

Compartilhar
Rolar para cima